Finalista em Game Jam, Tower Defense Bioguard combate com diversão

Notícias Últimas notícias
Compartilhe

A equipe de desenvolvimento do estúdio GOROGUI Game está finalizando seu projeto do gênero Tower Defense, que brinca com aspectos biológicos do organismo humano, como vírus, anticorpos e outros sistemas de defesa.

Bioguard trabalha no campo do lúdico oferecendo aos jogadores a oportunidade de testar estratégias para impedir a contaminação dos órgãos vitais, com desafios que se somam em novas levas de ataques dos patógenos opositores.

Com estética cartunesca e dinâmica de ondas subsequentes de hordas de inimigos, o game propõe jogabilidade ao mesmo tempo sagaz e intuitiva, tentando evitar o avanço das contaminações nos campos defendidos pelo sistema imunológico, como é possível ver no vídeo de gameplay no final desse texto.

De acordo com as informações fornecidas pelo programador do jogo Erick Torres, o game teve início durante a realização de uma game jam em Santos, na qual o grupo conquistou o segundo lugar com a produção.

“A partir daí, recebemos bons feedbacks e achamos [que era] um projeto escalável”, explicou em bate-papo com o Quebrando o Controle. “Começamos em setembro [de 2023], e vamos lançar agora em fevereiro”, completou.

Erick chama a atenção para o fato da proposta não estar vinculada ao um modelo de jogo educativo, capaz de ensinar conceitos da biologia, ainda que a jam tivesse como foco o desafio ODS, isto é, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma iniciativa da ONU, juntamente com a prefeitura de Santos.

“[Havia a] possibilidade de escolher entre três temas: Obesidade Infantil, Incidência de tuberculose e Detecção de Hepatite ABC”, comentou, indicando o pretexto inicial para as produções dos jogos na game jam.

“Então, escolhemos para falar sobre o tema de Incidência de tuberculose. A primeira versão, tinha um cunho mais educativo com informações técnicas no começo da fase”, relatou. “No desenvolvimento [do projeto atual], alteramos o foco para o lúdico e mantivemos a inspiração no biológico”, ressaltou.

“Isso nos possibilitou ter mais liberdade para criar inimigos, nomear habilidades e cartas mas, ainda mantendo a base inicial, utilizando referências para a parte criativa”, destacou.

O time contou com a participação de Alyson Kof (Character Artist / Animator / UI), Diogo Stolfo (Sound Designer), Erick Torres (Programador), Jean Pierre (Game Designer), Patrick Muniz (Programador), Pedrinnho Saks (Programador) e Zagoiris (Environment Artist / UI).

Os interessados na produção podem conhecer mais detalhes de Bioguard na exibição do GameDev ToolKit, que se realiza essa noite, dia 08 de fevereiro, às 20h, ou clicando no vídeo diretamente abaixo.

Outras informações do game e da equipe estão disponíveis no Linktree do estúdio e já é possível deixar sua manifestação de interesse pelo game na whislist do Steam.

Bioguard chega oficialmente à loja virtual no próximo dia 12 de fevereiro.

Imagem: reprodução