Horizon Chase 2, finalmente bem além de Top Gear!

Pc Reviews Sony Últimas notícias Xbox
Compartilhe

Esse texto está sendo feito em colaboração, por um fã e um nem tão fã assim da franquia.

Pois é, eu Izequiel Norões, entrei de “gaiato” no texto do Daniel, para poder comentar sobre o lançamento deste game SENSACIONAL 🙂 – Agora nos consoles. Então não estranhem a leitura e se divirtam tentando perceber os nossos comentários.

Vou ser direto (Daniel): eu gosto de Top Gear, mas apenas dos dois primeiros títulos. No entanto, prefiro jogos como Road Rash e Out Run. Portanto, quando saiu o primeiro Horizon Chase, não foi um título que chamou minha atenção.

Dito isso, acabei comprando a versão para Xbox One e PC (Steam), mas não progredi muito. O jogo, mesmo com a trilha sonora de Barry Leitch, não me fez continuar, principalmente porque a sensação de velocidade era muito fraca e os gráficos eram simplistas demais.


Eu vou comentar (Izequiel): Gosto principalmente de Top Gear, o primeiro e o segundo, infelizmente também não curti muito, mas a sacada futurística, foi bem interessante, mesmo assim não empolga como as duas anteriores. Só relembrando que a franquia TOP GEAR teve mais de 10 jogos, mas somente os 3 principais (1, 2 e o 3000) são sempre lembrados.

Sobre os games de corrida não podemos deixar de falar do seu similar Lotus Turbo Challenge, que também tem trilha sonora do compositor Barry Leitch, e que curiosamente não fez o mesmo sucesso no Brasil como o nosso querido Top Gear. Sobre minha experiência com o primeiro Horizon Chase, acho que sou bem suspeito para falar e isso vocês podem ver um pouco mais na matéria anterior sobre o game desse artigo e minha relação com essa franquia.


 

Horizon Chase 2
Imagem: Aquiris

(Daniel) Até hoje, mesmo depois de dois anos desde a compra do título original para as duas plataformas, minha progressão não mudou absolutamente nada e, certamente, não voltarei para o Horizon Chase Turbo.

Minha experiência com Horizon Chase 2, criado pela Aquiris Game Studios, foi bem diferente. A evolução qualitativa em comparação com o primeiro jogo é extremamente evidente!
Imaginei que não iria poder jogar esse título, pois, inicialmente, ele foi lançado para o Apple Arcade em 2022 e, sinceramente, só pessoas ricas, ou esnobes, têm produtos Apple.

Então, em 2023, o título foi finalmente lançado para PC e Switch. E agora, no dia 30/04/2024, o jogo foi lançado para Xbox One/Series e Playstation 4 e 5. Portanto, todos podem aproveitar o jogo.


(Izequiel) Quando joguei Horizon Chase pela primeira vez, toda a sensação nostálgica de jogar Top Gear me veio a memória, gastei muitas horas e ainda jogo de vez em quando e claro sempre me desafio no ranking com os amigos e busco desde o PS4, me manter no topo toda as vezes que abro o jogo.

Com o novo jogo, vi uma experiência completamente repaginada, mas que início mudou um pouco a jogabilidade. Minha experiência foi no PS5, nesta última versão, que notei um melhor aprimoramento, com certeza a leveza dos gráficos e o acabamento, que a turma da Aquiris teve o cuidado no jogo deixaram ele ainda mais bonito, com as frases engraçadas dos comentários do piloto, os detalhes das pistas que tem identificação com locais conhecidos do Brasil, é claro.


Buscando novos horizontes

A primeira coisa que merece destaque é a questão gráfica. A Aquiris continuou a utilizar a Unreal Engine, e percebe-se que os artistas da empresa tiveram mais liberdade para soltar a imaginação.

Horizon Chase 2
Imagem: Aquiris

Diferentemente do Horizon Chase original, que apresentava cenários com formas mais simplistas, onde até mesmo os objetos cresciam à medida que o carro avançava, neste segundo jogo tudo está na tela de forma bem colorida e integrada aos cenários das pistas de cada país.

Percebe-se facilmente que os artistas se esforçaram mais para representar os países onde o jogo se passa, e é possível identificar claramente que estamos no Brasil, Estados Unidos, Itália ou Japão.

Além disso, os carros ganharam mais detalhes. Em um deles, por exemplo, conseguimos ver o motorista antes de começar a corrida, e todos os carros possuem detalhes adicionais, como decalques na carroceria e nos pneus.

Desafio quase zero

As melhorias gráficas, como mencionado acima, são extremamente visíveis, mas, em contrapartida, o jogo ficou muito mais fácil do que o primeiro.

Conquistei metade dos troféus em apenas cinco horas de jogo e perdi o primeiro lugar em apenas 3 ou 4 pistas. Dessa forma, Horizon Chase 2 se tornou um dos títulos de corrida mais fáceis que joguei nos últimos 20 anos.

Horizon Chase 2
Imagem: Aquiris

Não que isso seja ruim; na verdade, essa facilidade ajuda o jogador médio ou casual a seguir em frente. Em quatro dias de jogatina, é possível finalizar o jogo, deixando as demais conquistas para um outro momento.

Uma coisa que se percebe rapidamente é que, ao chegar ao segundo lugar, o carro à frente sempre usa o turbo quando você se aproxima. Isso aconteceu em todas as pistas, tornando a reação dos oponentes previsível.

Falando nos oponentes, onde eles estão? Os carros em Horizon Chase 2 mais parecem obstáculos, como em Out Run ou Enduro, do que pilotos competindo contra você.

Imagem: Aquiris

Isso também é algo presente na série Top Gear, onde os carros adversários servem apenas como obstáculos. No entanto, mesmo que Horizon Chase seja um jogo que homenageia títulos de corrida dos anos 1980 e 1990, isso não é desculpa para a falta de desafio.

A franquia Need For Speed, por exemplo, serve como parâmetro para NPCs que conseguem competir de forma mais acirrada. Outro exemplo é a série Grid.

Infelizmente, Horizon Chase 2 falhou nesse aspecto. Sinceramente, são necessários ajustes para tornar o jogo mais interessante e interativo.

Bons batuques

Diferentemente do primeiro jogo, este segundo teve uma trilha sonora completamente desvinculada de Top Gear, o que foi um ponto alto. Com mais liberdade para criar, Barry Leitch, compositor de jogos como Eek! The Cat (SNES), The Humans (Mega Drive, SNES), Lotus 2 (Atari ST, Amiga), Necromancer (Amiga, PC), Pit-Fighter (PC), Powermonger (PC), Rush 2: Extreme Racing USA (N64), San Francisco Rush 2049 (N64, Dreamcast) e, claro, Top Gear (SNES), pôde finalmente estender suas asas e criar uma trilha sonora que acompanha bem o jogo.

Não posso dizer que todas as músicas são memoráveis, pois sou mais ligado em chiptunes, mas, certamente, se eu ouvir algumas delas, saberei que são de Horizon Chase 2.

Das músicas, a que mais gostei foi em uma pista onde você precisa ir de ponto A ao ponto B, lembrando-me muito de Road Rash e Out Run, que, para mim, foram os pontos altos do jogo.

Os demais decalques

Uma mudança significativa, que ajuda no fator replay, é que agora os carros ganham pontos de experiência a cada corrida completada com sucesso.

Com esses pontos de experiência e os pontos azuis que o jogador coleta nas pistas, é possível melhorar os carros em diversos aspectos até alcançar o máximo de upgrades possíveis.

Imagem: Aquiris

E vai ser preciso o jogador ir uma, duas, três, ou até mais vezes nas pistas disponíveis no jogo para poder avançar mais e comprar aquilo que ele tanto anseia no jogo.

Mas, na minha opinião, melhor assim do que ter de pagar DLC para desbloquear tudo ou comprar uma versão Gold Edition do mesmo jogo.

Além disso, com o dinheiro recebido ao longo do jogo, é possível comprar novas carrocerias para o carro, além de pneus, personalizando a caranga e deixando-a um pouco diferente da versão original que você escolheu.

E a parte online?

Infelizmente como joguei a versão de imprensa não tinha com quem fazer uma jogatina online para avaliar.

Os finalmentes

(Daniel) Tirando o fato de que, jogando a versão para PC, tive duas travadas significativas por motivos desconhecidos, a experiência geral da jogatina não foi de todo ruim. 


(Izequiel) No PS5, percebi alguns bugs no menu, travamento do jogo (uma vez) mas são fatos conhecidos e que inclusive reportei para melhorias. No mais a fluidez e qualidade gráfica, bem com a trilha sonora são ainda mais empolgantes.


Houve uma redução na quantidade de pistas em comparação com o primeiro jogo, mas acredito que isso foi uma decisão acertada. Caso contrário, talvez eu tivesse desistido de continuar a jogatina.

Imagem: Aquiris

Uma outra questão que achei estranho foi a falta do combustível, que, assim como Top Gear, era algo presente no primeiro Horizon Chase. Esta foi uma falta significativa.

Para os fãs de jogos de corrida que sentem saudades de Top Gear, além do Top Gear Collection da Qubyte, eles deveriam considerar a compra de Horizon Chase 2.

Já disponível para Apple ArcadeNintendo Switch e PC, via Epic Games StoreHorizon Chase 2 agora está disponível nas plataformas XBoX e PlayStation desde o dia 30/05/2024.

O Quebrando o Controle recebeu uma key para a avaliação e review do jogo.

Izequiel Norões
Professor, Analista de Sistemas, Presidente da UCEG e pai do Icaro.
“Os jogos podem mudar o mundo”

Colaborando com…