Joe Lieberman, ex-senador anti-games dos EUA, faleceu aos 82 anos

Cultura Geek Últimas notícias
Compartilhe

Lieberman foi companheiro de chapa de Al Gore na corrida presidencial dos EUA em 2000, mas sua marca principal se dá pela relação conflituosa com os videogames, especialmente sua campanha incansável contra os jogos de luta, em títulos como Mortal Kombat e Night Trap, que ganharam destaque pela estética ‘gore’ no início dos anos 90.

Junto com o também democrata Herb Kohl, de Wisconsin, Lieberman foi responsável por uma imensa movimentação contra os desenvolvedores de jogos, que ganhou a atenção de muitos pais conservadores, expressando o desejo de “bani-los constitucionalmente”.

Fruto de sua rinha com o mercado de games, a indústria de jogos criou, em abril de 1994, a IDSA, Interactive Digital Software Association, a associação comercial da indústria de videogames nos Estados Unidos, mais tarde rebatizada como ESA, Entertainment Software Association.

A criação da associação era uma resposta ao Video Game Ratings Act proposto por Lieberman, uma comissão supervisionada pelo governo para estabelecer um sistema de classificação para videogames.

As alegações de influência da violência dos jogos sobre o comportamento juvenil jamais foram comprovadas, como demonstram dezenas de estudos científicos elaborados desde os anos 1990, mas suas ideias ganharam adesão pelo mundo, especialmente no campo do jornalismo sensacionalista, que sempre vincula situações de opressão e comportamentos erráticos de juvenis e escolares ao uso de jogos digitais.

Imagem: reprodução | The Salon

Fonte: Fortune e Wikipedia

Imagem: Nationalreview