Não conhece Renato Degiovani, o 1º Game Designer do país? Ele te conta

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Os games brasileiros têm um registro bastante irregular de sua história e da trajetória de seus criadores.

Desenvolvedores pioneiros no país, como Renato Degiovani, Divino Leitão, Claudio Costa,
Fernando Leibel, Frederico Liporace e Tadeu Curinga da Silva são nomes conhecidos de um pequeno grupo de fãs da história dos games nacionais, que deveriam ser celebrados como desbravadores desse mercado, tanto quanto Nolan Bushnell ou Shigeru Miyamoto.

Degiovani, reconhecidamente o primeiro game designer do Brasil e que aceitou, recentemente, conduzir a coluna Por um Punhado de Bits, nesse site, está entre as personalidades que ajudaram a moldar esse segmento da indústria cultural nas últimas quatro décadas e segue como um ilustre desconhecido por boa parte do público jovem, incluindo pessoas que estão, hoje, estudando desenvolvimento de jogos.

Como forma de compensar essa lacuna informativa e trazer um pouco desse histórico para que os novos desenvolvedores conheçam um pouco mais sobre o que foram os últimos quarenta anos de game design no país, o Quebrando o Controle resgatou uma entrevista realizada com o profissional na Campus Party de 2016, em São Paulo.

À ocasião, esse repórter foi brindado com a oportunidade de conduzir a entrevista com o decano criador de games e entremeou as declarações do designers com informações complementares e questionamentos que buscavam elucidar o que foram aqueles tempos sem internet, sem streaming e com disseminação de conhecimento apenas por meio de textos, livros e revistas impressas.

A presença de Degiovani e do editor-chefe do QoC ao evento se deu pelo convite de Pedro Zambarda, então curador de projetos com foco em aspectos culturais para games na Campus Party.

Ao longo das próximas semanas, o QoC lançará diversos artigos inspirados em momentos-chave e algumas considerações do ‘Renatão’ durante esse histórico bate-papo, para resgatar informações importantes que valem ser debatidas, mesmo após oito anos da realização do encontro.

O vídeo com o bate-papo já havia sido postado, anos atrás, mas foi restaurado, com imagem mais nítida e a inserção de imagens alusivas a vários dos games brasileiros citados pelo desenvolvedor durante a conversa, como forma de tornar o conteúdo mais informativo e completo para os interessados na história dos games no Brasil.

Assista, abaixo, à íntegra da entrevista:

Imagem: Kao e Renato Degiovani no evento de 2016 – Foto: acervo pessoal