Review – Skulls and Bones | Navegando por Águas Familiares

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Introdução

Quando pensamos em jogos de piratas, Assassin’s Creed IV: Black Flag muitas vezes vem à mente como uma das principais referências de aventura nos Sete Mares.

Então, o que acontece quando a mesma produtora de AC resolve dedicar seu tempo e valioso dinheirinho em um novo jogo só sobre pirataria, sem a ameaça dos Templários sobre o Credo dos Assassinos?

Bem, o resultado é Skulls and Bones. Não fique com raiva, querido leitor, mas, vou usar frases feitas para te perguntar se você topa içar velhas bandeiras para descobrir o que encontraremos no deck mais baixo do convés de um saveiro ou de bergantim?

Herança Pirata

Skulls and Bones e Assassin’s Creed IV: Black Flag compartilham mais do que apenas seus desenvolvedores; eles compartilham uma paixão pela Era de Ouro da Pirataria, tema que muito me apetece, por sinal.

Imagem: Ubisoft | Terra a Vista

Mas nem tudo é igual. Enquanto Black Flag nos oferece uma narrativa rica, imersiva e pessoal através dos olhos de Edward Kenway, contando, inclusive com personagens históricos que e acompanham ou interagem com você durante o jogo, em Skulls and Bones, apesar de visualmente muito fiel em termos histórico visuais (exceto pelas liberdades poéticas de timões e velas coloridas dos barcos), pega o leme da mecânica de navegação e combate naval, refinando e expandindo esses elementos em seu próprio universo, mas sem acompanhar acontecimentos e fatos históricos.

Se ambos os jogos nos dão boas perspectivas daqueles tempos, em especial da pirataria na região do Caribe, em Skulls and Bones nos coloca no papel de estrategista e comandante de sua frota, em um mundo aberto, sem a linearidade narrativa de Black Flag.

Eu acho que vi um gatinho! Sim, eu vi um gatinho!

Como você já leu, Skulls and Bones utiliza um mundo aberto, fato este que me leva, de imediato (não deu pra escapar novamente de um trocadilho e se você não sabe, o imediato de um navio, saiba que é o primeiro posto abaixo do comandante) à comparação com Sea of Thieves (o ex-exclusivo do Xbox que em breve chegará ao Playstation 5 e Nintendo Switch), por apresentar mundos abertos, apesar de contarem com abordagens e narrativas diferentes.

Se “Sea of Thieves” é a exploração do mundo aberto é acompanhada de doses de humor, Skulls and Bones se propõe a ser um jogo com abordagem mais estratégica dessa liberdade. Nele, cada decisão importa, desde a customização do seu navio até as alianças formadas ou quebradas. A liberdade em Skulls and Bones é medida e ponderada pelas consequências de suas ações em um mundo que parece vivo e reativo.

Navegando por Águas Turbulentas

Apesar de suas inspirações claras, Skulls and Bones não está livre de desafios. Assim como seus antecessores enfrentaram tempestades – Black Flag, com seu início lento, e Sea of Thieves, com a falta de conteúdo no lançamento – Skulls and Bones também tem seus próprios mares agitados para navegar, especialmente quando se trata de equilibrar a complexidade de sua jogabilidade com a acessibilidade para novatos nesse gênero.

Imagem: Ubisoft | Forme alianças e monte sua flotilha

Particularmente sofri um pouco com essa jogabilidade. Prefiro jogos ligeiramente mais simples, sem tanta complexidade, como proposta por Skulls and Bones. Nesse quesito, Black Flag ainda me parece um jogo mais equilibrado para um jogador não tão casual, mas longe de ser um hardcore player em jogos de aventura.

Uma Jornada Própria

No entanto, é importante reconhecer que, embora Skulls and Bones tenha sofrido grande influência de Black Flag e Sea of Thieves, ele não busca simplesmente replicar seus antecessores. Em vez disso, ele tenta criar um jogo novo, misturando a profundidade estratégica com a imensidão de um mundo aberto, repleto de perigos e maravilhas.

Imagem: Ubisoft | Os Combates são Incríveis

Veredito: Um Novo Horizonte

Para os fãs de Assassin’s Creed IV: Black Flag em busca de batalhas navais mais complexas e para os aventureiros de Sea of Thieves que desejam uma camada adicional de estratégia e realismo em suas explorações, Skulls and Bones oferece um território familiar com novos desafios. Resta saber se a comunidade online será grande o suficiente para manter o jogo ativo, na medida em que o modo campanha do jogo não é o seu foco.

Post Script

Só uma coisa tenho a dizer: os gráficos desse jogo são absolutamente incríveis quando você está navegando pelo mar e entra em combate com outros navios. Por outro lado, os personagens são feios de dar dó. Logo no começo do jogo torci o nariz no menu de personalização do meu personagem (eita que eco horroroso). Mas os combates navais, que coisa linda!

Prós: Gráficos maravilhosos, liberdade do mundo aberto e muitos lugares para percorrer.

Contras: modo campanha poderia mais efetivo, poucos usuários até o momento.

Pontuação: 6,5/10

Dados técnicos:

Skulls and Bones
Desenvolvedor: Ubisoft Singapore
Publisher: Ubisoft
Gênero: Aventura de Mundo Aberto
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC
Lançamento: 16 de fevereiro de 2024
Versão testada: PS5