Jogos analógicos são tão inseridos em nossa sociedade que todo mundo conhece e joga algum deles, inclusive super-heróis.
Na minissérie Robin II – The Jokers Wild!, de Chuck Dixon, Tom Kyle e Bob Smith, publicada em 1991, Batman está ausente de Gotham e Tim Drake, o então Robin, está com o Coringa a solta na cidade.
Sem saber como descobrir o paradeiro do criminoso, Tim vai jogar RPG com os colegas de escola para se distrair.
O jogo em questão é Warlocks & Warriors e o grupo escolhe TIm para ser o “Mestre de Jogo”, o condutor da história.
Como Tim está preocupado com a presença do Coringa em Gotham, quando propõem a aventura, ele cria uma situação análoga ao problema que ele enfrenta. Para sua surpresa, o grupo propõe uma solução para a aventura que permite que Tim deduza como encontrar o esconderijo do Coringa.
Curiosidades dessa história:
- Embora o nome escolhido pareça ser uma opção criativa para não mencionar a marca Dungeons and Dragons, realmente existe um jogo antigo da editora TSR de 1977 chamado Warlocks and Warriors, mas é um jogo de tabuleiro com a temática de fantasia.
- No momento que Tim percebe a pista para encontrar o Coringa, ele inventa uma desculpa para abandonar o jogo, fato que decepciona muito o resto do grupo que reclama por não poderem continuá-lo com um a menos. Um fato bem comum para grupos que jogam RPG.
Para acompanhar os vídeos de Jaime Daniel, profissional também reconhecido por sua produção como O Metagamer [e que terá novidades nesse site, em breve], basta acessar seu canal de YouTube.
Imagem: fotomontagem
Jaime Daniel é especialista em jogos e realizador de oficinas introdutórias de jogos de tabuleiro, personalidade sempre presente nos principais eventos de RPG e boardgames em São Paulo e mantém uma produção regular de vídeos sobre o assunto em seu canal de YouTube, O Metagamer.