O CPF, Centro de Pesquisa e Formação, do Sesc São Paulo, realizará o curso Videogames, eSports e Política, que trata da mobilização e dos espaços em disputa no cenário dos jogos digitais.
O centro de estudos identifica que as comunidades online passaram a perceber os games como espaços para o debate entre membros, por meio do qual discutem e expressam opiniões políticas.
“Guildas, equipes, comunidades e grupos formados nesses ambientes, em determinados momentos, extrapolam as discussões sobre o jogo e engajam-se em discussões políticas mais amplas, especialmente quando provocados por certos contextos”, explica a divulgação do curso, que busca traçar esse panorama de viés político e panfletário nos ambientes lúdico-digitais.
Nos videogames, afirma, essa relação “reflete uma transformação na maneira como as tecnologias digitais interagem com o cenário político e comunicativo contemporâneo, desencadeando várias tendências e dinâmicas dessa interseção”.
O curso será ministrado pelo pesquisador Tarcízio Macedo (@tarciziocomz) e oferece uma introdução ao debate sobre política no contexto dos games e dos eSports.
Entram nessa análise questões atuais e importante, como a formação da cultura gamer e o ecossistema de mídia de jogos digitais contemporâneos, avaliando “como a política atravessa a cultura gamer desde o início”, observa o texto do projeto.
O curso é presencial e acontece nos dias 14 e 16 e maio, terça e quinta, das 19h às 21h30, com preços entre R$ 15 a R$ 50.
A inscrição para o curso pode ser realizada diretamente no site do Centro de Pesquisa e Formação ou pelo App do Sesc SP, disponível para os sistemas Android e iOS.
Imagem: reprodução
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.