Unity anunciou que iria cobrar uma taxa de instalação de desenvolvedores que usassem seu motor gráfico para criar jogos que fossem distribuídos para dispositivos móveis e consoles.

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Foto : Unity 

A Unity anunciou uma nova política de taxas em 13 de setembro de 2023, que seria implementada em 1º de janeiro de 2024. A nova política incluía a cobrança de uma taxa de instalação de US$ 0,20 para cada jogo que fosse baixado e executado em um dispositivo móvel ou console. A taxa seria cobrada dos desenvolvedores que ganhassem mais de US$ 200.000 em receita anual.

A decisão da Unity foi recebida com críticas de desenvolvedores de jogos, que argumentaram que a taxa seria uma carga adicional para os desenvolvedores independentes, que já enfrentam muitos desafios. A Unity também foi criticada por não fornecer transparência sobre como a taxa seria usada.

Em 20 de setembro de 2023, a Unity anunciou que iria mudar sua política de cobrança de taxa. A nova política não inclui a cobrança de taxa de instalação para desenvolvedores que ganham menos de US$ 200.000 em receita anual. A taxa de instalação para desenvolvedores que ganham mais de US$ 200.000 em receita anual será reduzida para US$ 0,005 por instalação.

A Unity também anunciou que iria fornecer mais transparência sobre como a taxa seria usada. A empresa disse que a taxa seria usada para apoiar o desenvolvimento do motor gráfico Unity e para fornecer recursos para desenvolvedores.

A mudança na política de cobrança da Unity é uma vitória para os desenvolvedores de jogos independentes. A redução da taxa de instalação e a maior transparência sobre como a taxa será usada são medidas bem-vindas.

Aqui estão alguns detalhes sobre a nova política de cobrança da Unity:

  • Taxa de instalação:
    • Para desenvolvedores que ganham menos de US$ 200.000 em receita anual: Não há taxa de instalação.
    • Para desenvolvedores que ganham mais de US$ 200.000 em receita anual: US$ 0,005 por instalação.
  • Requisitos de receita:
    • Para desenvolvedores que ganham menos de US$ 200.000 em receita anual: A taxa de instalação não se aplica.
    • Para desenvolvedores que ganham mais de US$ 200.000 em receita anual: A taxa de instalação se aplica se o desenvolvedor ganhar mais de US$ 100.000 em receita anual.
  • Transparência:
    • A Unity fornecerá mais transparência sobre como a taxa será usada.
    • A Unity usará a taxa para apoiar o desenvolvimento do motor gráfico Unity e para fornecer recursos para desenvolvedores.

É possível que a Unity ainda volte atrás na cobrança de taxa de instalação, mas por enquanto a nova política está em vigor.

Desenvolvedores se revoltam e Unity recebe ameaças

Obviamente, a notícia não foi bem recebida pelos desenvolvedores, principalmente pelos que já contam com jogos rodando o motor gráfico da Unity, inclusive os que já estão em desenvolvimento. Um deles foi Tomas Sala, desenvolvedor do Falconeer, que revelou como essa mudança seria abusiva.

https://twitter.com/FalconeerDev/status/1701601702766670082?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1701601702766670082%7Ctwgr%5Eb13d441557fd11f41a70d97a0878b910bf0f3438%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.hardware.com.br%2Fnoticias%2F2023-09%2Funity-volta-atras-e-diz-que-vai-mudar-sua-politica-de-cobranca-de-taxa-para-desenvolvedores.html
“Já me comprometi com o motor [do Unity]para meu novo jogo. Coloquei anos e anos de trabalho em meu pipeline. Fiz isso com uma licença simples por assento que terei prazer em pagar. Agora, enquanto estou perto do lançamento, eles lançam algo novo para mim. Não é um aumento de preços, mas uma mudança fundamental na forma como fazemos negócios juntos. Não tenho opções, não posso voltar atrás, só posso me curvar e [pagar]. É [uma]forma de chantagem. Não é confiável. Como eles vão mudar isso daqui a dois anos, uma década? É nojento e me faz querer ir para outro lugar com meu negócio.”

O anúncio da Mega Crit Games foi um dos mais contundentes contra a nova política de taxas da Unity. A empresa disse que a taxa seria “uma barreira intransponível” para desenvolvedores independentes, e que eles não teriam outra escolha a não ser mudar para outro motor gráfico.

As ameaças à Unity foram recebidas com repúdio por parte da comunidade de desenvolvedores de jogos. Muitos argumentaram que as ameaças eram inapropriadas e que não representavam a maioria dos desenvolvedores.
A Unity disse que está trabalhando com as autoridades para investigar as ameaças. A empresa também disse que está tomando medidas para melhorar a segurança de seus funcionários.
Um porta-voz da empresa revelou ao engadget que:

“Hoje, fomos informados de uma ameaça potencial a alguns dos nossos escritórios. Tomamos medidas imediatas e proativas para garantir a segurança dos nossos funcionários, que é a nossa principal prioridade. Estamos fechando nossos escritórios hoje e amanhã, que poderiam ser alvos potenciais desta ameaça, e estamos cooperando totalmente com as autoridades policiais na investigação”.
Empresa resolve voltar atrás e promete mudanças

Unity recuou da cobrança da taxa de royalties para desenvolvedores com receita anual de até US$ 100.000. A empresa anunciou a mudança em uma publicação no Twitter no dia 19 de julho de 2023.
Na publicação, a Unity disse que a mudança foi feita para “ouvir os feedbacks da comunidade”. A empresa também disse que está comprometida em “apoiar os desenvolvedores de todos os tamanhos”.
Aqui está o texto completo da publicação da Unity:

“Ouvimos os feedbacks da comunidade e estamos fazendo uma mudança na nossa política de cobrança de taxas.
Desenvolvedores com receita anual de até US$ 100.000 não serão cobrados taxas de royalties.
Estamos comprometidos em apoiar os desenvolvedores de todos os tamanhos, e acreditamos que essa mudança é o melhor caminho a seguir.

A mudança na política de cobrança de taxas da Unity foi recebida com alívio pela comunidade de desenvolvedores de jogos. Muitos desenvolvedores elogiaram a empresa por ouvir os feedbacks e por tomar medidas para apoiar os desenvolvedores independentes.

Aqui estão alguns comentários da comunidade de desenvolvedores de jogos sobre a mudança da Unity:
“É ótimo ver a Unity ouvir os feedbacks da comunidade. Essa mudança é um grande passo na direção certa.”

“A Unity está mostrando que está comprometida em apoiar os desenvolvedores independentes. Essa mudança é uma ótima notícia para todos nós.”

“Estou muito feliz com essa mudança. A Unity está fazendo a coisa certa.”

A mudança na política de cobrança de taxas da Unity é um sinal positivo para a comunidade de desenvolvedores de jogos. Ela mostra que a empresa está comprometida em apoiar os desenvolvedores de todos os tamanhos.
“Nós ouvimos você. Pedimos desculpas pela confusão e angústia causada pela política de taxas de tempo de execução que anunciamos na terça-feira. Estamos ouvindo, conversando com os membros da nossa equipe, comunidade, clientes e parceiros, e faremos alterações na política. Compartilharemos uma atualização em alguns dias. Obrigado pelo seu feedback honesto e crítico.”

A Unity disse que anunciará mais detalhes sobre as mudanças em breve. A empresa também disse que está comprometida em trabalhar com a comunidade de desenvolvedores de jogos para encontrar uma solução que seja justa para todos.

A cobrança de taxa para os desenvolvedores foi uma das tentativas da Unity de se recuperar de um período difícil nos últimos anos. A empresa enfrentou uma série de desafios, incluindo uma mudança de privacidade da Apple que afetou sua receita publicitária, demissões e controvérsias envolvendo o CEO John Riccitiello.

A Unity precisa reconquistar a confiança da comunidade de desenvolvedores de jogos. A empresa precisa ser honesta, direta e confiável para que os desenvolvedores possam continuar a usar o Unity com confiança.

O comentário do desenvolvedor que pediu para que a Unity seja honesta, direta e confiável é válido. Os desenvolvedores precisam saber que podem contar com a Unity para fornecer um produto e um serviço de qualidade. A empresa precisa construir uma relação de confiança com a comunidade de desenvolvedores para que possa continuar a ser um líder no mercado de motores gráficos.

Isso também tem a ver com o CEO John Riccitiello, que vem somando algumas controvérsias em sua fala, como por exemplo quando ele disse que criadores de jogos que não monetizam são “idiotas”.

O comentário do desenvolvedor que pediu para que a Unity seja honesta, direta e confiável é válido. Os desenvolvedores precisam saber que podem contar com a Unity para fornecer um produto e um serviço de qualidade. A empresa precisa construir uma relação de confiança com a comunidade de desenvolvedores para que possa continuar a ser um líder no mercado de motores gráficos.