O Coletivo Trans de Gamedevs, um grupo informal formado há cerca de um ano em torno de interesses comuns com o objetivo de organizar pessoas trabalhadoras trans da área de desenvolvimento de jogos, vai realizar, no início de novembro deste ano, o Queer Jogar?, projeto que disponibilizará a produção de jogos realizados por pessoas trans e diversas para o público curtir e jogar.
Como explica a divulgação, trata-se de um “evento para dar mais visibilidade a jogos indies desenvolvidos por pessoas Trans”. A intenção, explica o coletivo, é “se ajudar nessa indústria em um momento repleto de transfobia”.
No evento de jogos LGBTQIAPN+, além da exposição dos jogos, o público presente poderá acompanhar palestras técnicas sobre game design relacionado à cultura da Diversidade e encontrar os jogos e produtos do time de profissionais e artistas Queer.
O Coletivo Trans de Gamedevs, que se dedica a auxiliar na busca de oportunidades na cena brasileira de desenvolvimento de jogos, realizou em maio deste ano a jam 1° Geleia para todes, em parceria com a equipe do estúdio Soín Coletivo, criador do indie game lunr.rdio.taxi.
Outra iniciativa recente do grupo é a criação do Radar de Jogos Trans, uma ‘vitrine online’ para os jogos desenvolvidos pelas pessoas trans.
“O Radar de Jogos Trans é uma base de dados para catalogarmos os jogos brasileiros feitos por pessoas trans”, informa a equipe organizadora da proposta em outra divulgação no Instagram. “Vamos usar esses dados sempre que tivermos a oportunidade de promover jogos trans, e já temos alguns planos bem legais pra galera que cadastrar jogos”, enfatizam.
“Se você é gamedev trans brasileire e tem um jogo que não está no radar, cadastre ele aqui“, convida o coletivo, em postagem no site da iniciativa.
O Queer Jogar? ocorrerá no Centro Cultural da Diversidade, na Rua Lopes neto 206, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, capital, nos dias 01 e 02 de novembro, das 10h às 17h.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados online.
Imagem: fotomontagem

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.