A equipe de editores e realizadores da revista Jogos 80, o mais longevo periódico digital dedicado à cultura dos retrocomputadores e de games para consoles antigos, acaba de divulgar a pré-venda da edição nº 30 da publicação.
“A Jogos 80 chega à 30ª edição comemorando 21 anos de existência. Desde 2004, nossa missão é preservar a história da microinformática e dos videogames clássicos no Brasil. Este número celebra tanto esse passado rico quanto a vitalidade atual da comunidade Retrocomputacional brasileira e latino-americana”, informa o texto de divulgação da novidade, no site da publicadora Bitnamic.
A nova edição contará com mais de 130 paginas e um vasto conteúdo, que mantém as tradicionais seções e traz informações variadas, a exemplo da entrevista sobre o game Gráfica Maluca, criado para Atari 2600, e uma análise do livro Dungens & Desktops, que resgata a história de décadas de RPGs eletrônicos, entre outros assuntos, como segue no comunicado abaixo:
“Neste volume especial, relembramos alguns laboratórios fotográficos que se renderam aos games, como o CURT e a Fotóptica; mergulhamos nas cores do Projeto Arco-Íris e na história do TK90X, máquina que completa 40 anos também no Uruguai. Trazemos uma entrevista exclusiva com o “Menino do Onyx Junior”, resgatando, entre outras coisas, os bastidores daquela sessão fotográfica. Marco Lazzeri, um dos guardiões da memória digital brasileira, fala a respeito da iniciativa “Atari in Brazil”. Apresentamos a história de Incidente em Varginha (entrevista com os criadores, com participação de Filipe Veiga da Bitnamic), bem como a nova versão especial do jogo, o Remaster, feita em Unity por Ricardo Reis.
Na seção MICRO80, uma viagem pela trajetória do Commodore Amiga, ícone do design e da inovação gráfica. A Vitrine destaca novidades legais, tais como a entrevista acerca do Gráfica Maluca (Atari 2600), o livro Generación TK90X, o livro Dungeons & Desktops e o portátil R36T Retro.
Na Curiosidades, exploramos o passado e o futuro do MSX, além de Os Microcomputadores Japoneses Desconhecidos, com exemplos como o PC-98 e o FM Towns. Na CPU, uma análise de gravadores cassete, tais como o DR-1, da Gradiente, e o Sharp HB-2400.
A Ferro de Solda ensina a restaurar a membrana danificada dos ZX81, ao passo que a Personalidades apresenta Os Nostálgicos Tardios, um retrato sensível de quem descobriu as máquinas “Retrô” no século XXI. A seção Eventos cobre o aniversário de 40 anos do TK90X no Uruguai, além da mais recente edição da Retrocon, bem como o RetroSC.
Por fim, a Joystick revisita dois clássicos: Super Monaco GP e Space Invaders, material escrito por nosso estagiário querido, o Ricardo “Caçulo” Bueno.”
O lançamento oficial da revista, editada por Junior Capela, Clovis Friolani, Eduardo Luccas e por este repórter, acontece no dia 20 de dezembro, das 12h às 17h30, no Bario Bar – Tatuapé, na R. Euclides Pacheco, 880, Vila Gomes Cardim, em São Paulo, capital, com entrada gratuita. Interessados podem acessar informações completas sobre o evento neste link do evento comemorativo.
A pré-venda da edição já está disponível na loja virtual da Bitnamic Software.






Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.