Uma controvérsia que dura desde o final dos anos 1980 trata dos possíveis malefícios que os games podem causar aos jogadores, mas estudos têm contrariado essa visão distorcida sobre a mídia, mostrando as aspectos positivos de jogar videogame.
O recente estudo “PlayStation is good for you: video games improved mental health during COVID“, publicado na revista Nature Human Behaviour afirma que o uso de jogos digitais pode melhorar a saúde mental e ampliar os níveis de satisfação das pessoas com suas vidas.
A pesquisa acompanhou cerca de 100 mil pessoas no Japão com idades entre 10 e 69 anos por um período de dois anos e descobriu que possuir consoles e manter uma rotina regular de interação lúdica com os jogos promoveu uma redução nos níveis de estresse psicológico das pessoas participantes do estudo.
O estudo afirma que os games devem ser usados com moderação e que estes períodos convertem a diversão em uma ferramenta benéfica para o bem-estar mental dos jogadores.
“Nossas descobertas desafiam os estereótipos comuns sobre os jogos serem prejudiciais ou apenas proporcionarem euforia temporária”, disse Hiroyuki Egami, da Universidade Nihon, no Japão, em comunicado divulgado pela universidade.
Como curiosidade, a pesquisa indicou que possuir um Nintendo Switch ou um PlayStation 5 responde por melhorias substanciais ao bem-estar dos jogadores, mas que os benefícios observados podem reduzir após cerca de três horas de jogo por dia.
Imagem: Dragos Condrea
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.