O projeto Indie Brasilis foi convidado pela organização da Retrocon 2025 para apresentar o lançamento oficial de sua campanha de financiamento coletivo no Catarse, que se iniciou junto com o evento de retrocultura e jogos digitais.
No palco, este jornalista que escreve, Kao Tokio teve a oportunidade de realizar uma breve palestra introdutória, apresentando os principais pontos que nortearam a criação do projeto e que demonstram a necessidade de sua publicação e os motivos para a participação popular junto à iniciativa.
A campanha, que teve início no último dia 25 de julho, segue aberta para contribuições e apoio da comunidade até o dia até o dia 23 de setembro desse ano, às 23h59m59s. A proposta foi idealizada no formato “Tudo ou Nada”, de modo que, se fomentado, os apoiadores recebem as metas atingidas e, do contrário, a obra não será publicada.
Kao Tokio e Renato Degiovani, os autores do projeto, agradecem à organização da Retrocon pelo espaço oferecido para a divulgação da campanha e pela parceria institucional no apoio à iniciativa.
Para contribuir com o Indie Brasilis, basta acessar a página do projeto na plataforma Catarse, em catarse.me/IndieBrasilis e investir qualquer valor a partir de R$ 10. Para adquirir o livro de 360 páginas, que apresenta 60 games que vão dos anos 80 até a atualidade, é necessário um investimento mínimo de R$ 160.
Para conhecer mais sobre o Indie Brasilis e ler vários dos artigos da produção – sendo alguns deles os textos originais escritos para o livro a ser impresso – basta acessar o site oficial, indiebrasilis.com.br.
Abaixo, é possível assistir ao registro em vídeo do momento do lançamento oficial da campanha.
Imagem: frame de vídeo

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.