A ACJOGOS-RJ, Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro, está realizando, com apoio da FIAP, Faculdade de Informática e Administração Paulista e do espaço de coworking fluminense Arca Hub, o Play, Test & Meet 4, um evento colaborativo dedicado à experimentação e à troca de experiências entre criadores de jogos.
A realização acontece após o início da Semana Internacional de Jogos em Niterói, que abriu as portas ao público no último dia 10 de novembro, com o festival GamesDevConnection no Arca Hub by Sai do Papel, no Rio de Janeiro e, nesta edição, o Play, Test & Meet traz uma ação inédita, reunindo jogos desenvolvidos fora do estado do Rio de Janeiro, com títulos vindos da Namíbia, país africano que participa da programação como convidado internacional.
De acordo com Kwan Yin Gil, vice-presidente da ACJOGOS-RJ e responsável pelo desenvolvimento de negócios da The Powell Group, o evento simboliza um avanço importante na construção de pontes entre os dois continentes:
“O propósito desta iniciativa é promover uma aprendizagem comunitária e horizontal, baseada na troca de experiências que fortalece o desenvolvimento sustentável e seguro de empreendimentos criativos. Valorizar a diversidade de vozes e construir pontes entre diferentes realidades é essencial para democratizar a criação de jogos e o impacto social que essa mídia pode gerar”, declarou durante o início dos trabalhos.
Segundo o profissional, a parceria com a Namíbia representa uma movimentação importante ao aproximar o Brasil de outras experiências do Sul Global, reconectando o setor às suas raízes africanas. “Essa relação fortalece um aprendizado coletivo e amplia as possibilidades de cooperação entre criadores de diferentes territórios. Por isso, construir pontes, compartilhar saberes e reconhecer nossas próprias experiências como fonte de inovação é o caminho para um futuro mais justo e acessível”, destacou.
Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ, complementa estas impressões, observando que a presença de criadores namibianos reforça o papel do evento como um espaço de colaboração internacional e de valorização da diversidade cultural dentro da indústria de jogos:
“Ver desenvolvedores do Rio e da Namíbia lado a lado é a prova de que a produção de games vai muito além da tecnologia. Ela é também um diálogo entre culturas, histórias e identidades. Esses encontros ampliam horizontes, fortalecem nossa rede e mostram que o Sul Global tem muito a dizer e a criar quando o assunto é inovação e criatividade”, avaliou.
Ao todo, dez produções namibianas serão exibidas, incluindo jogos para computador e experiências em realidade virtual. Os projetos foram trazidos por representantes do EduGames Namíbia, iniciativa que estimula a criação de jogos com foco em transformação social e impacto educacional.
Ao longo desta quinta-feira, dia 13, o público poderá testar gratuitamente os jogos desenvolvidos por criadores fluminenses e africanos, conhecendo diferentes estilos, linguagens e formas de produção. Encerrando o dia, acontece o debate “Desafios e oportunidades na criação de jogos no Sul Global”, com a presença de desenvolvedores brasileiros e namibianos, identificando semelhanças e particularidades enfrentadas por criadores de ambos os países, tais como financiamento, circulação e reconhecimento cultural dos games como indústria criativa e ferramenta de transformação social.
A atividade marca o encerramento do Programa VERSUS 2025, promovido pela ACJOGOS-RJ, e o início das ações do Festival GamesDevConnection, série de encontros que compõem a Semana Internacional de Jogos, uma programação que se estende de 10 a 14 de novembro, com foco na valorização da produção de games no Sul Global e na consolidação de ecossistemas criativos além das fronteiras.
Serviço
Evento: Play, Test & Meet 4 – Edição Namíbia
Data: 13 de novembro de 2025
Horário: 14h às 21h
Local: Arca Hub by Sai do Papel
Mais informações: https://rj.acjogos.com.br/versus-igw/
Atividade gratuita e aberta ao público
Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.