Marcus Garrett, um dos mais prolíficos pesquisadores brasileiros sobre a cultura dos retrogames e da computação nacional, acaba de lançar uma nova obra, trazendo desta vez um panorama sobre os microcomputadores produzidos no Brasil ao longo dos anos 1980 e 1990.
Apenas para situar aqueles que, eventualmente, não o conheçam, Marcus Garrett é autor dos livros 1983: O Ano dos Videogames no Brasil, 1984: A febre dos videogames continua, Compêndio dos Navios Espaciais, BloGAMES do Garrettimus, Star Exodus, o Documento-Guia para a Montagem do Documentário “1983” e do documentário Loading: Nossos Primeiros Jogos de Computador, em parceria com a ZeroQuatroMídia.
RAM – Resgatando a Microinformática: Os 8 Bits no Brasil, nova produção do inquieto profissional, que é também o idealizador da revista Jogos 80, é fruto de um levantamento criado, originalmente, para a criação de outro projeto, o álbum de figurinhas A Era dos 8 Bits no Brasil, produção que une o interesse pelos equipamentos de informática nacional com outra paixão do passado, a mania dos de cromos colecionáveis, que unia jovens na porta das escolas para trocas e para jogar ‘bafo’, modalidade lúdica cujo objetivo era virar por meio de batidas com a mão – ou, um tapa – o maior número de figurinhas e “levar o monte”, como se dizia.
“Após ter trabalhado na cocriação – em conjunto com os amigos Junior Capela e Clovis Friolani – do álbum de figurinhas que a Bitnamic Software/Jogos 80 lançou. recentemente, estendi/aprofundei a pesquisa acerca do tema”, compartilhou o idealizador da proposta, em um email para amigos e imprensa especializada.
“Sendo assim, estou lançando o livro ‘RAM – Resgatando a Microinformática: Os 8 Bits no Brasil’ pela UICLAP, o qual traz os microcomputadores domésticos que tivemos no país, tanto na forma de clones/cópias quanto os licenciados da Gradiente e da Sharp, nomeadamente as linhas ZX80/ZX81 e ZX Spectrum, TRS-80 e TRS Color, Apple II e MSX. Máquinas da Prológica, Microdigital, Unitron, CCE, Ritas do Brasil, Microcraft, Digitus, Dismac, Milmar, Polymax, Engebrás, CDSE, Victor do Brasil etc”, comunicou.
A obra tem 128 páginas impressas em papel Pólen na cor creme, com uma vastas quantidade de “informação, histórias, curiosidades e easter eggs, totalizando quase 70 microcomputadores de 8 bits”, afirma Garrett, deixando claro que o livro é uma extensão do produto original, o álbum. “Há diversas imagens da época na contracapa, contudo, o interessante é ‘complementar’ o livro justamente com o álbum de cromos citado, o qual, é claro, está recheado de imagens incríveis”, salientou.
RAM – Resgatando a Microinformática: Os 8 Bits no Brasil pode ser adquirido na loja virtual Uiclap ao preço de R$54,03.
O álbum de figurinhas da Bitnamic/Jogos 80 pode ser adquirido, completo com todos os cromos, na loja online da publicadora Bitnamic Software.
Imagem: reprodução com fotomontagem

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.