Raul Tabajara, desenvolvedor dinâmico, que está sempre envolvido com a criação de conteúdos digitais sobre artes e jogos e realiza inúmeras palestras sobre o tema, entre outras ações, contou uma novidade inusitada essa semana sobre os primórdios de seus estudos de game design e a figura icônica do boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, e recém-falecido, no último dia 24 de outubro de 2024.
“Esse jogo foi baseado 100% no ‘Konami´s Boxe’ do computador MSX”, escreveu em postagem em sua conta do Instagram, referindo-se a Konami’s Boxing, game produzido pela desenvolvedora nipônica em 1985.
“Mas eu criei a arte do zero, pra ser um jogo do Maguila”, continuou o talentoso criador de jogos, afirmando que escreveu toda a programação “enquanto era aluno do curso de Jogos Digitais da FATEC de Carapicuíba”.
“Programei ele duas vezes… a primeira no SCRATCH a segunda, no Javascript”, rememorou, resgatando imagens de gameplay do projeto, que exibem a qualidade de movimentação dos competidores no cenário, ainda que limitado pelos frames básicos do projeto, e pelas pixel artes caricaturais com a efígie do famoso pugilista.
É uma justa homenagem a um dos grandes nomes dos esportes no Brasil, reconhecidamente o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, que lutou profissionalmente entre 1983 e 2000, em 85 lutas oficiais, com 77 vitórias – 61 delas por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico.
Ao resgatar mais essa parcela de seu vasto histórico no design de games, Raul nos mostra como ideias simples e o redesign de clássicos dos games podem render grandes feitos.
O profissional já contou parte de sua brilhante carreira na produção de games no programa em vídeo Control Break, em julho desse ano.
O programa está reproduzido na íntegra, abaixo.
Imagem: fotomontagem a partir de divulgação do autor

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.