A PlayStation divulgou algumas curiosidades sobre a trilha sonora Until Dawn, cujas versões para PC e remasterizada para PS5 foram lançadas em 4 de outubro.
A intenção, segundo o time de desenvolvimento, foi preservar a trilha original do game e, ao mesmo tempo, introduzir novos compositores para proporcionar uma experiência ainda mais imersiva aos jogadores nesse grande título de terror.
Um exemplo, é o tema de Out of the Shadows, composto por Mae Stephens, que adorou a oportunidade de explorar sons mais sombrios e cinemáticos em uma criação soturna, que chegou na última sexta-feira, dia 18 de outubro.
Outro compositor do gênero de terror, o canadense Mark Kroven, apresenta profundo conhecimento desse estilo musical, com composições para obras como A Bruxa e O Farol em seu portfólio de filmes.
Mark também foi o responsável pala criação do Apprehension Engine, um instrumento personalizado que se tornou um som marcante nas trilhas sonoras contemporâneas de horror. Esta foi a primeira vez que ele trabalhou na indústria de games.
Composições inéditas também marcaram a criação de trilhas exclusivas para cada local do jogo, como o chalé e a floresta, com sons mais acústicos e orgânicos, e o sanatório, que traz referências dos anos 50 e texturas de rock em sua produção.
Os antagonistas do game também possuem canções próprias. O Estranho conta com um misto sombrio de madeiras e percussões que fazem referência à sua lealdade incerta. O Wendigo tem um tema musical definido, cordas estridentes que alertam os jogadores de sua presença, e o Psicopata ganhou uma música com um misto distorcido de guitarra, percussão e piano, incluindo um tema que pode dar uma pista da sua identidade aos jogadores.
As canções acabam por dar consistência à trama e o tom da narrativa, com cenas muito importantes para o jogo nas quais a música é fundamental para definir o clima, ganhando força à medida que o jogador se aproxima de um susto em potencial.
O intuito, segundo a equipe de produção da PlayStation, é fazer com que os jogadores tenham a sensação de terem assistido a um filme de terror de época, ao chegar ao fim do game.
Nesse sentido, a música “Forgive and Forget”, de So Below, transforma o tema musical central de Until Dawn em uma faixa gótica sombria. É uma catarse musical após os eventos aterrorizantes de uma noite na Montanha Blackwood.
Ouça, abaixo, algumas das composições da trilha sonora de Until Dawn, game que conta com versões para PlayStation 5, PlayStation 4, Microsoft Windows.
Imagem: divulgação

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.