Aviãozinho do Tráfico 3, produção do estúdio carioca Yellowhead Productions, do designer independente Joeveno, esteve entre os indies presentes na BGS 2025, com a apresentação de sua inusitada versão de FPS típico dos anos 1990 e visual que ecoa os clássicos da id Software, a exemplo de DOOM e Quake.
Embora o título faça alusão aos ‘aviõezinhos’, garotos entregadores de entorpecentes para os consumidores em ambientes controlados por traficantes, o game apresenta uma curiosa premissa, por meio da qual o personagem central tenta trazer Mit Aia, uma paródia ao talentoso artista Tim Maia, de volta à vida, abrindo um portal do inferno e liberando o acesso de demônios ao nosso mundo.
O título completo da criação, Aviãozinho do Tráfico 3: Abri um Portal pro Inferno na Favela Tentando Revivear Mit Aia e Preciso Fechar, já indica o que o jogador pode esperar desse FPS na favela, que exibe um gameplay intenso, reproduzindo o visual dos barracos típicos dos morros cariocas, com uma frenética movimentação por becos estreitos e vielas em confronto com oponentes.
Como explicou o desenvolvedor, Joeveno -, codinome do jovem João Guilherme Fonseca de Paula -, o game integra o gênero Boomer shooter e foi desenvolvido a partir da engine id Tech 2, motor de criação de jogos elaborado pelo programador John Carmack em 1997, e utilizado originalmente pra o game Quake II, o que explica em parte a estética datada do game e sua ambiência estrutural.
“O game está com a build beta jogável para android e PC, podendo jogar do começo ao fim com amigos também através de hamachi ou radmin VPN, todas as fases tem cooperativo e deathmatch embutidas”, comentou o designer, deixando claro que a produção seguia, durante o período de exibição na BGS, em permanente modificação e atualização de conteúdos, com outras piadas sobre a realidade nacional a exemplo da presença do apresentador de TV “Silvio Santoro”, o refrigerante “Golly guaraná”, e o “orelhão da operadora Tchau”, entre outras referências à cultura popular brasileira.
Durante os dias de BGS, os interessados tiveram a oportunidade adquirir o game em versão física em mídia CD, exatamente como eram comercializados os games e cópias piratas na era do reinado dos drives de CD-ROMs nos computadores domésticos, nos idos dos anos 1990.
Aviãozinho do Tráfico 3 está disponível para aquisição no Steam pelo valor irrisório de R$ 14,99, na promoção que oferece 25% de desconto, ou a R$ 16,50, na versão que oferece o game e outros mimos, como imagens de produção, a trilha sonora do jogo e papéis de parede com artes exclusivas.
No vídeo abaixo, Joeveno explica em detalhes a produção:
Imagem: fotomontagem

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.