Preservação do passado da indústria de games é um assunto bem interessante e que felizmente vem ganhando cada vez mais destaque no mundo todo. Podemos acreditar que um registro completo dos caminhos trilhados é importante para entender como chegamos onde estamos e quais oportunidades se apresentam para o futuro.
Enfim, a novidade quente mais recente é a estreia da The Video Game History Foundation Library, uma biblioteca digital gratuita com dezenas de cópias digitais de revistas de games dos EUA das mais variadas épocas e assuntos. As prateleiras virtuais incluem preciosidades como edições da EGM de 1986 até 2015, exemplares da Game Informer de 91 até 2024 e volumes da revista oficial do videogame Dreamcast, da SEGA.
Na real, vai além: o arquivo traz também materiais promocionais oficiais de desenvolvedoras de games e também eventos, como a saudosa E3. Alguns vídeos em inglês apresentados por Phil Salvador, diretor da biblioteca, explicam mais sobre os conteúdos já disponíveis e como pesquisar.
O arquivo é fruto do trabalho de mais de 8 anos da The Video Game History Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar, celebrar e ensinar a história dos videogames.
Frank Cifaldi, o fundador da VGHF e que já trabalhou na Digital Eclipse, um estúdio notório por excelentes coletâneas de jogos retrô, comentou em redes sociais que o acervo digital corresponde a cerca de 5% de todo o material que fundação tem preservado e em vias de ser digitalizado – ou seja, ainda tem muitos tesouros do passado dos games para serem redescobertos.
Veja vídeo de anúncio aqui:
Até o momento, a coleção contempla apenas publicações dos EUA. Mas felizmente dá pra contemplar um pedaço bem grande do rico legado de revistas de games brasileiras no Datassette, um site no ar há mais de uma década que tem um acervo digital e gratuito absurdo de bom. Eu mesmo muitas vezes recorri a ele para relembrar textos meus publicados em revistas de games!
O Datassette também tem manuais de instruções diversos e publicações de muitos outros países, tanto sobre games quanto eletrônica e informática.
Fonte: Texto de Cláudio Pradoni (No LinkedIn)