Cyber Manhunt 2: New World, sequência do aclamado Cyber Manhunt, desenvolvido pelo estúdio indie Aluba Studio, sediado em Qingdao, na província de Shandong, China, está disponível em Early Access no Steam. Se você aprecia jogos de suspense com resolução de enigmas, esta aventura cibernética é imperdível.
A história começa quando você, um investigador de IA aposentado da Titan, uma grande corporação de tecnologia, é reativado para uma reavaliação antes de ser colocado de volta em serviço. Seu desafio é solucionar um crime digital hackeando emails, redes sociais e outros meios digitais utilizando o banco de dados e softwares da Titan. No entanto, antes de iniciar o caso real, você precisa responder a algumas perguntas para avaliar seu modo de pensar em relação aos humanos.
O primeiro caso, que funciona como um tutorial, te leva a uma série de casos interligados que você precisará resolver sequencialmente. Como investigador assistente na Titan, você vai escancarar o lado obscuro do mundo corporativo e digital, incluindo corrupção, intimidação, cyberbullying, manipulação da opinião pública, uso indevido da tecnologia IA e muito mais.
Jogatina
Para te ajudar a desvendar esses casos, você tem um arsenal de ferramentas à sua disposição, incluindo hacking, phishing, um clone do WhatsApp chamado Hi Talk, e-mail e um navegador. Você precisará vasculhar as informações pessoais e mensagens dessas pessoas para encontrar pistas e montar o quebra-cabeça. Isso envolve analisar artigos de notícias, e-mails, mensagens e o substituto hilário do Facebook, o Toothbook.
Textos importantes serão destacados em vermelho quando você passar o mouse por cima deles, e um arquivo do caso será criado à medida que você for adicionando essas pistas. Se encontrar uma imagem, poderá digitalizá-la em busca de informações importantes e pesquisar na web por imagens semelhantes, o que às vezes leva a outras partes envolvidas. Desfalque, conspirações, suicídio e traições são apenas alguns exemplos dos tipos de assuntos que você encontrará, com um toque de coerção para completar o pacote.
Alguns trechos exigirão que você invada os telefones de determinadas pessoas, vasculhando seus aplicativos em busca de pistas. Esses acessos geralmente envolvem algum tipo de minigame. Ao invadir o telefone de um suspeito pela primeira vez, foi necessário uma senha para desbloquear o aplicativo de fotos. As pistas para obtê-la estavam em uma foto armazenada no próprio aparelho.
Outros minigames que se encontra durante o jogo incluíam: combinar ondas sonoras para reconstruir um áudio, vigiar um suspeito usando câmeras de segurança, aplicar um filtro de voz e fingir ser outra pessoa ao telefone.
Gráficos & Trilha Sonora
Existem diversos tipos de point & click criados nesta última década, mas o que eu percebi é que muitos estão se voltando mais para algo parecido como os Graphic Novel Games, algo bem diferente do que tínhamos com os jogos da LucasArts e da Sierra.
Não que isto seja ruim, já que o objetivo do jogo é você ficar simplesmente investigando detalhes e elementos como se estivesse na tela de um computador e, nesta questão, isto o título faz muito bem. O grande porém aqui é que são tantas informações na tela que deixa a pessoa um pouco perdida.
Enquanto que na trilha sonora, o título fica bem com o seu clima de “suspense”, “medo” e de espreita quando se está no submundo corporativo.
Conclusão
Se você gosta deste estilo de jogo vale a pena dar uma conferida. Para minha pessoa, esse tipo de point & click não seria a minha primeira opção de jogatina, na verdade, eu ainda prefiro algo mais próximo de um DoTT, Indiana Jones and the Fate of Atlantis ou até mesmo o jogo nesse estilo do Scooby-Do que tem para o Mega Drive.
Cyber Manhunt 2: New World está no Steam, lembrando que ainda está em acesso antecipado.
Este ser é um viciado em games, sejam de consoles, sejam de PC’s e tem uma paixão arrebatadora em Tecnologia, aficionado em filmes dos anos 1980 e 1990, ele pode não se lembrar o nome do diretor, do filme ou do ator, mas quando tem opinião ele fala mesmo! SegaManiaco de Coração, ele também bate ponto nos sites, Marketing & Games, GeekBlast e Comunidade Mega Drive! Steam: danielgfm; Live: danielgfm; PSN: danielgfm