O desenvolvedor brasileiro Dimitri Kozma, artista multi-mídia fundador da produtora Orbe Filmes e criador games há mais de 20 anos, apresentou um vídeo didático em seu canal de YouTube abrindo os dados e os valores recebidos com a disponibilização de seu game Surrealidade na loja virtual Steam ao longo de um ano.
“Quanto dinheiro ganhei com meu jogo Surrealidade Edição Definitiva na Steam em pouco mais de 1 ano de lançado? Quanto dinheiro meu jogo ganhou na Steam? Os jogos independentes na Steam nem sempre costumam gerar receitas enormes, então como será que o meu se saiu? Recebi grande aclamação e fama desde o lançamento? Será que estou nadando em dinheiro agora? Será que consegui comprar uma casa com o dinheiro do lançamento do meu jogo independente?”, pergunta o artista no texto que acompanha o vídeo.
“Surrealidade é um jogo obscuro e totalmente independente brasileiro criado em 1999 por uma pequena equipe de obcecados pelo surrealismo”, escreveu Dimitri, lembrando que, com o passar dos anos, o projeto se tornou uma criação “cult” entre seus admiradores.
No vídeo, Dimitri apresenta as informações sobre a performance do game na plataforma e faz considerações sobre o modelo de negócios do Steam, considerações que podem ser muito úteis para outros desenvolvedores novatos, que desejam se empenhar na divulgação e comercialização de seus jogos independentes.
O game Surrealidade Definitive Edition é uma obra que retorna depois de mais de 20 anos de desenvolvimento, com o objetivo de revisitar a criação. No novo projeto, os profissionais incluíram ama vasta quantidade de conteúdo inédito, novos recursos e opção de jogar com textos em inglês.
“Estamos disponibilizando um grande update gratuito de Surrealidade Definitive Edition, com novo conteúdo exclusivo desenvolvido para esta versão, incluindo a versão ‘Remix Dadaista New Game +’, que desbloqueia um modo de jogo inédito criado depois de 20 anos, mini game retrô, curta metragem completo, novo conteúdo extra e um enorme conteúdo disponibilizado como material adicional disponível na atualização versão 2.2”, comunica o desenvolvedor.
Dimitri também esteve presente no bate-papo online Control Break #005, com Renato Degiovani e Kao Tokio, no canal de vídeos do Quebrando o Controle.
Abaixo, você assiste ao vídeo completo com as ponderações do criador.
Imagem: reprodução
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.