No dia 30 de setembro, o Quebrando o Controle resgatou uma análise sobre o lançamento dos livros 1983 e 1984, escritos por Marcus Garrett, que tratam sobre o surgimento dos consoles de games no Brasil e, infelizmente, fora de catálogo.
Atento aos apelos do público ávido por informações do alvorecer dos jogos digitais no país, Garrett acaba de lançar uma campanha para reeditar, em volume único, as obras “1983+1984: Quando os Videogames Chegaram” e “1983+1984: Quando os Videogames Chegaram – Adendo”, que compilam as informações dos projetos originais.
“Não é um projeto caça-níqueis, ou seja, não coloquei conteúdo extra exclusivo para essa nova edição”, explica o autor, em uma postagem sobre a nova edição, no Facebook. “A menos que se queira colecionar, não se faz necessário adquirir se possuir os dois separadamente”, destacou.
Em “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, Garrett pretendia relatar de que forma aconteceu a tão aguardada chegada dos consoles de videogame no país. “Em 2012 veio a sequência, ‘1984: A Febre dos Videogames Continua’, e de lá para cá, por meio de mais pesquisa e de novas entrevistas com personalidades da indústria, confirmaram-se suspeitas e boatos, e novas facetas de nossa História gamística foram descobertas”, detalham as informações na página da campanha de financiamento coletivo.
Marcus Garrett é bacharel em Comunicação Social pela UMESP, Metodista de São Bernardo do Campo, e especialista em Biblioteconomia pela FIJ, do Rio de Janeiro, e mantém uma consistente pesquisa sobre os jogos eletrônicos no Brasil, trabalho que vem realizando desde 2004.
Garrett também foi produtor e diretor dos documentários “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, 2011, com colaboração de Artur Palma, e “LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador” (2022), este último realizado em parceria com o amigo Carlos Bighetti, além de cofundador da Bitnamic Software, uma publicadora de jogos e livros luso-brasileira.
Para contribuir com a campanha, que busca arrecadas pouco mais de 15 mil para a publicação, basta acessar o site Catarse e fazer sua oferta.
A iniciativa de financiamento coletivo termina em 59 dias.
Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.