Game Jam Delas: conheça o conceito de Amor segundo Bell Hooks, tema do evento

Indie Notícias Últimas notícias
Compartilhe

O Game Jam Dela, evento de 48 horas de duração para a criação de jogos centrada em mulheres afrolatinas de 18 a 29 anos, começou nessa sexta, dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro.

A realização integra o projeto “Empoderamento & Tecnologia” do Cinema Nosso, instituição sociocultural que atua alinhada ao mercado audiovisual, visando diminuir as desigualdades sociais e proporcionar experiências inclusivas e tecnológicas.

Esse ano, as organizadoras lançaram o tema “Amor”, inspirado na percepção do amor a partir da obra de Bell Hooks “Tudo sobre o amor – novas perspectivas”.

A obra, escrita originalmente no ano 2000, foi publicada em português do Brasil em 2021 pela Editora Elefante e debate questões relacionadas a aspectos do amor na sociedade contemporânea.

Os princípios psicológicas e filosóficas se unem a uma narrativa que inclui experiências de vida pessoal e ocorrência intrigantes para traçar reflexões da autora acerca do amor em suas múltiplas vertentes.

Temas como afeto, respeito, reconhecimento, comprometimento, confiança, cuidado e a comunicação aberta e honesta dão lugar às formas mais tradicionais de representação da afeição amorosa decorrentes de estereótipos de gênero, dominação, controle, ego e agressividade.

Para a autora, a manifestação legítima do amor não tem condições de aflorar quando há em campo uma disputa permanente pelo poder, especialmente nos modelos comportamentais que alicerçam as relações de gênero, nas quais os jovens rapazes são impelidos à ausência de sentimentos verdadeiros e as mulheres são forçadas à busca de parceiros que não as complementam, preocupar apenas com a satisfação pessoal e desempenho sexual.

O evento consiste em uma maratona na qual as participantes são desafiadas a planejar, desenvolver e apresentar um produto, seja ele um jogo digital ou analógico, utilizando o tema proposto no dia do evento, que tem duração de 48 horas.

Durante esse período, as participantes recebem capacitações e monitorias direcionadas para auxiliá-las no desenvolvimento dos jogos.

Ao final do evento, os times desenvolvedores concorrem a prêmios em dinheiro com suas criações.

Para mais informações, basta acessar o site oficial da iniciativa inclusiva ou o perfil do projeto no Instagram.

Mais informações sobre a obra e a autora estão disponíveis no site da editora brasileira.

Imagem: Cinema Novo | fotomontagem