PerifaCon 2025: Indie Games também estão presentes na festa geek da quebrada

Indie Notícias Últimas notícias
Compartilhe

A PerifaCon, reconhecida como a maior convenção nerd das favelas, chega à sua 5ª edição neste final de semana, dos dias 25 e 26 de outubro, na zona Sul da capital paulista, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, como já divulgado na mídia e também neste Quebrando o Controle.

Além das inúmeras atrações voltadas à cultura Geek, o evento também abre espaço para os jogos digitais e tradicionais, como jogos de tabuleiro e card games, em uma manifestação mais lúdica, que certamente agradará em cheio ao público jovem e gamer da quebrada.

Dentre as criações desse ano, o público poderá conferir Geeks Vs Trolls, card game que exige planejamento e estratégia, misturando a sagacidade dos jogadores com dinâmicas divertidas e inesperadas, que tornam o jogo envolvente e uma única carta pode decidir a partida de forma surpreendente.

Outro baralho de cartas que exige destreza e sabedoria na condução das partidas é Fábula, produzido pela Toca Games, onde o jogador deve montar seu deck, usar suas do bases, convocando aliados e realizando as modificações possíveis para executar as manobras disponíveis para virar o jogo no momento certo.

A Maloca Games, grupo de profissionais voltados à criação de jogos que representam e impactam vidas por meio da cultura dos Afrogames, disponibilizará seus projetos para o público curtir e jogar. Jogos como Axé: A energia dos Orixás, Diversity, Favela Venceu, Meu Primeiro Black Power, ROLIMÃ e Galo da Madrugada, fortalecem a representatividade e o protagonismo de grupos Diversos como negros, indígenas e LGBTQIA+, e estão disponíveis para aquisição no site oficial da empresa. Quilombo Zero, RPG de hacker ativismo criado por Lucas Nascimento que se passa em uma favela afrofuturista, inspirado nas comunidades formadas por ex-escravizados que escaparam da servidão, insere o jogador em um futuro onde a tradição ancestral recriou a sociedade após um grande desastre ambiental. Nessa realidade, os jogadores fazem parte do grupo de hackers Quilombo Zero, com o objetivo de ajudar os moradores da favela.

Tchelo Andrade, conhecido contador de histórias, artes e jogos para enfrentar a violência, e criador do filme Caminhos Secretos, que narra a história da Fundação Triunfo, grupo que usa jogos para ensinar história do Brasil, também estará nos dois dias do evento com sua criatividade e simpatia.

O Coletivo Nós Raízes, que trabalha como uma iniciativa independente dedicada ao desenvolvimento de jogos socioeducativos, apresenta seu primeiro projeto, o jogo de tabuleiro Minhas Raízes, que busca enaltecer a história do movimento negro no Brasil e também promover um resgate da ancestralidade africana.

Os games também estão entre os participantes do encontro e o público conhecerá de perto os estúdios brasileiros desenvolvedores de jogos e suas produções. Abaixo, você acompanha a lista dos criadores de jogos digitais que disponibilizarão seus projetos na PerifaCon 2025:

● Odu Studio
● Gilberto Ataide
● Xodoh
● DogMel
● Flying Frog Studios
● LouieCipher
● Dragonroll Studio
● FiveWinners Studios
● Garoa Studio
● Saricó Manufatura
● CX Studio Games
● Mangút
● Gixer Entertainment
● Pindó Studio
● Rewind Studio
● Miris Mind
● Miris Arcana
● Two-Headed Giant Collective
● Muriki Game Studio
● Unknown Games
● Sunblack Game Studio
● Estúdio Escabroso
● Toró Studio
● Rogue Agents
● Estúdio Calembur
● Dreamer Dragon
● Rogério Santos
● Salve Games
● Samambaia Studio
● Fogo Games
● CatDevsGamesFDC
● Humberto Company
● Ânimacídio
● Studio Lua
● Corpos no Mundo
● Hestios Studios
● Núcleo de Tecnologia do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (NT-MTST)
● Grioh Games
● Lupi
● Saphire Game Studio
● HighGrounder Studio

Serviço
5ª edição da PerifaCon
Datas: Sábado e domingo, 25 e 26 de outubro de 2025
Local: Fábrica de Cultura de Jardim São Luís — Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Site oficial: PerifaCon 2025

Imagem: Fotomontagem