Durante o seminário “Games: um Rio de Oportunidades”, realizado na arena gamer do Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no último dia 13 de julho, a ACJOGOS-RJ deu start na criação do Marco Regulatório Regional para jogos digitais, junto a autoridades e profissionais de games do estado.
A proposta, segundo a ACJOGOS-RJ, é essencial para regulamentar e fomentar o setor de jogos digitais no Rio de Janeiro, servindo como base para a criação de incentivos ao setor. “Este marco visa integrar os games em áreas como educação, cultura, tecnologia, meio ambiente e esportes”, destacou a associação em postagem no Instagram.
A deputada estadual Dani Balbi, também presente ao evento, se disse feliz em participar do grupo de trabalho no âmbito da assembleia legislativa para a criação da proposta.
Segundo a deputada, o marco regulatório “vai materializar os avanços em relação à compreensão da importância do protagonismo da área dos jogos, games e do desenvolvimento de softwares especialmente para fins interativos no Rio de Janeiro”.
O objetivo, endossa a associação local de desenvolvedores, é “posicionar o Rio de Janeiro como líder no debate nacional sobre a regulamentação dos games, trazendo benefícios significativos para a vida pública e o setor de jogos digitais”.
Autoridades municipais, estaduais e federais estiveram presentes ao evento para debater o futuro do setor, incluindo o prefeito Eduardo Paes, que chancelou a ideia de criação de um marco estadual.
Imagem: ACJOGOS-RJ | Instagram
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.