Muito se fala sobre os problemas da angustiante vida contemporânea e as consequências dessa rotina, que beira a insanidade para o espírito humano nos dias atuais.
Com uma narrativa que mescla momentos de um aflitivo desconforto e, por vezes, com risível fatalidade diante da dura realidade que nos cerca, Muffin e a Cidade Fantasma se apresenta como um contraponto para a reflexão sobre nosso lugar no mundo, nossas opções e como gerimos o inesperado dos fatos que se sucedem no cotidiano.
“Muffin e a Cidade Fantasma é uma história sobre autoconhecimento, dúvidas e reflexões”, explicou Vicky Tocchio, responsável pelas ilustrações. “É sobre não entender o mundo dentro de si mesmo e se afogar com seus próprios sentimentos”, avalia.
Como se identificou, depressão e ansiedade são males extremamente comuns atualmente “e é por isso que Muffin também passa [por esses dramas], baseado em nossas próprias experiências, e trazendo de maneira sutil as dificuldades de lidar com tudo isso”, destacou a profissional, cuja arte se manifesta na tradução destes sentimentos, com imagens que exibem o personagem imerso na vaziez da solidão, cercado por um inexpressivo ambienta acinzentado e outros seres igualmente sem vida.
A ilustradora enfatizou o quanto era necessário para si e para o companheiro Tiago Delfini, que assina o roteiro da produção, que a obra se mostrasse algo de fácil leitura e de assimilação compreensível para o público em geral.
“Era importante que essa história fosse um quadrinho porque queríamos, primeiramente, mostrar a maneira como os sentimentos impactam o personagem e também que isso fosse fácil de entender para diversas idades e perfis”, acrescentou.
Agora, a obra ganha data oficial de lançamento, no próximo dia 21 de fevereiro, das 14h às 17h, na Flow Games, Vila Prudente, em São Paulo. “Se você acompanhou essa jornada ou se está conhecendo agora, esse lançamento é pra você”, convida Tiago Delfini, o autor, comunicando que a publicação física da HQ estará à venda no local ao preço de R$ 25,00 por unidade. “É só chegar, garantir a sua e trocar ideia com a gente, eu e Vicky estaremos por lá durante todo o evento”, confirmou o escritor.
Tiago Delfini é roteirista, escritor e professor, ministrando aulas de Criação de Histórias desde 2022, premiado no Poetize de 2013, com o poema “Sorria” e com um roteiro publicado na HQ Zemurai o Mugido da Besta Fera, pela Zapata Edições, em 2017. Já publicou em várias antologias para Cartola Editora e Darda Editora entre 2014 e 2021. Em 2020, seu primeiro livro, “Hora dos Noturnos – A Marca”, foi publicado pela plataforma PerSe.
Vicky Tocchio passou a se dedicar às ilustrações em 2021, com produções de desenhos para Comunicação Alternativa e Aumentativa, e integrou as edição de 2022 e 2023 da Artist’s Valley da CCXP, dentre outros eventos, a partir de 2022. Responsável pelas ilustrações de “O Grande Sonho de Jombo”, publicado em 2023, trabalhou também como revisora de livros paras editoras Métrica e Novo Romance, entre 2012 e 2016. Hoje, se mantém no campo das artes, trabalhando com ilustração digital, tatuagem e tradução para dublagem e legenda.
Muffin e a Cidade Fantasma pode ser adquirido em formato ebook pela Amazon, ao preço de R$ 5,99, e tem opção para download gratuito para dispositivos Kindle, no pacote Kindle Unlimited.
A Flow Games fica na Rua Dona Genoveva D’Ascoli, n° 17, na Vila Prudente, em São Paulo, capital.
Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.