No ascende mercado de jogos digitais, é fácil constatar que as mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ são frequentemente pouco representadas nos games e suas contribuições para essa indústria não ganham o mesmo destaque de realizações dos profissionais homens nesse meio.
É com base nessas reflexões que um time de pesquisadores compilou, em 2019, os textos que compõem a obra Videogames, Diversidade e Gênero: Pesquisa Científica e Acadêmica.
Organizado por Beatriz Blanco e Lucas Goulart e editada pela empresa de consultoria Homo Ludens, que lançou recentemente o livro Psicologia dos Esportes Eletrônicos, o tomo propõe o justo reconhecimento da presença dessa significativa parcela da população no mercado e na produção de games no Brasil.
A obra parte do destaque observado ao longo dos anos 1990 com o chamado Girls’ Games Movement, período no qual ganhou tração a criação de jogos com foco em narrativas de relacionamento e exploração não-agressiva nos ambientes dos games, processo que gerou um consequente aumento nas produções acadêmicas interessadas em analisar videogames e gênero como um meio para compreender a posição de mulheres e pessoas LGBTQ dentro dessa cultura.
Fruto de tais reflexões, o livro Videogames, Diversidade e Gênero: Pesquisa Científica e Acadêmica apresenta um panorama de trabalhos, pesquisas e projetos acadêmicos voltados para pensar gênero, sexualidade e videogames, trazendo a discussão para o recorte brasileiro, no qual a realidade para a população feminina e diversa fã de jogos não é menos alvo da toxidade masculina que infesta a rede digital e os games online.
O volume contou com a colaboração das autoras: Aline Job, Gabriela Kurtz, Ivelise Fortim, Mayara Caetano, Roxane Pirro, Julia Stateri e Maria Helena Soares e traz textos que abordam a violência simbólica contra a mulher nos jogos online, a difícil tarefa de representar as mulheres sem estereótipos na produção de jogos, uma análise sobre gênero e sexualidade nos avatares dos games e o negativismo queer nos jogos, entre outras informações.
O ebook Videogames, Diversidade e Gênero: Pesquisa Científica e Acadêmica pode ser adquirido em formato digital para dispositivos Kindle na loja online da Amazon, por R$ 24,90.
Imagem: reprodução
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.