Exclusivo: Senado Federal faz desafio para criar game da casa legislativa

Indie Notícias Últimas notícias
Compartilhe

O educador Esteban Clua, doutor em informática e professor titular na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, foi convidado pelo Senado Federal para realizar uma ação imersiva com os funcionários da casa legislativa voltada ao processo de criação de jogos digitais.

De acordo com o docente, que comunicou a novidade com exclusividade para o Quebrando o Controle durante a realização da final global da GameJamPlus 2024-2025, a iniciativa visa detectar no grupo de funcionários públicos da casa pessoas capazes de idealizar propostas voltadas à promoção do conhecimento sobre o Senado Federal com o objetivo de estimular a cidadania.

“Esse é um edital que foi aberto para as pessoas do Senado apresentarem propostas de jogos que ajudem a sociedade e entender como funciona, a importância do Senado etc. Como [os participantes] não são pessoas que trabalham na área de jogos, eles pediram pra que a gente fizesse um workshop para esclarecer e explicar como projetar um jogo”, comentou o profissional em bate-papo com o Quebrando o Controle.

“O workshop que a gente fez se chamou ‘como transformar uma ideia em jogo’, onde a gente explicou, basicamente, elementos que são essenciais na produção de um game”, observou, deixando claro que os convidados à imersão não serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, apresentando apenas as ideias para a criação digital. “É importante que, quando eles trouxerem suas ideias, já tenham em mente os conceitos que estão por trás dos jogos”, salientou.

Na conversa, Esteban salientou haver entre os presentes no bate-papo, que aconteceu na manhã do dia 26 de junho, jovens que demonstraram clara conexão com os contextos necessários para conceber os princípios de um game design envolvente e esclarecedor sobre o papel desempenhado pelos senadores da República na política nacional.

A partir deste primeiro contato com o perfil de ação que envolve a produção dos jogos digitais, os interessados participam de um desafio que escolherá, ao final, a melhor ideia para produzir o game do Senado Federal.

Para Esteban, tão importante quanto a consolidação de uma indústria brasileira de games, está o envolvimento de núcleos sociais diversos com a cultura dos jogos e, nesse caso, relacionando-se com as instâncias políticas do país.

“Quando você vai fazer um jogo com algum propósito, seja educação, treinamento, simulação, ou saúde, o stakeholder [isto é, o grupo de pessoas diretamente envolvidos em tais decisões] é um elemento central, sendo às vezes mais importante no início do projeto por ser ele quem conhece o problema, ele sabe o que é importante [os desenvolvedores] entenderem; o designer sabe transformar a ideia em jogo, mas é o stakeholder quem domina o assunto e trazer a ideia original”, relatou.

O projeto seguirá, agora, para as próximas etapas no Senado Federal.

Professor Doutor Esteban Clua, da Universidade Federal Fluminense – Imagem: Agência Senado | Flickr

Imagem: reprodução de arte do Guia do Parlamentar