“O cenário de games independentes no Brasil pulsa com talento, diversidade e inovação”, escreveu o perfil do evento gamescon latam, na segunda semana de agosto, em sua conta oficial na rede corporativa LinkedIn.
“E agora, esse movimento ganha uma celebração à altura com o projeto de financiamento coletivo Indie Brasilis, que promete lançar um livro, um site e um canal de vídeos sobre o assunto”, continua o texto, enfatizando as intenções do Indie Brasilis no resgate histórico do design brasileiro de games.
A divulgação começa com uma chamada que destaca a reverência da iniciativa à produção nacional de jogos, convidando o público a conhecer “o Indie Brasilis: uma homenagem à força criativa dos jogos brasileiros”.
“O livro vai registrar e valorizar a trajetória de mais de 60 jogos indie nacionais lançados nas últimas décadas. A lista começa em 1981, ano de criação de Aventuras na Selva, do game designer Renato Degiovani, e chega até lançamentos mais recentes, como Unsighted (2021), do Studio Pixel Punk”, narra a publicação.
A gamescon latam é um dos mais expressivos eventos relacionados ao mercado de jogos digitais da América Latina, que realizou sua segunda edição entre os dias 30 de abril a 4 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo, com ativações como DOOM disponível para jogar no utensílio doméstico Air Fryer e palestras diversas, a exemplo do papo sobre áudio para games, com Thiago Adamo.
Como informa a postagem do evento, “para saber mais detalhes sobre o Indie Brasilis, acesse a campanha ativa do projeto:👉 catarse.me/indiebrasilis“.
A campanha para o financiamento de publicação do livro, com 360 páginas de histórias do game design produzido no país, segue até o dia 23 de setembro.
Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.