Como todos sabem no último dia 11/09 foi lançado o novo jogo da Nintendo, o Super Mario Maker, onde neste jogo, é possível você montar sua própria versão do jogo usando itens já existentes nos clássicos jogos do famoso encanador. O game usa elementos dos jogos Super Mário Bros (isso mesmo, o clássico original), Super Mário 3, Super Mário Word e podendo usar até do mais recente New Super Mário Bros U.
Com um menu fácil e intuitivo, o editor permite que os jogadores misturem elementos dos jogos em qualquer cenário. Com muita liberdade, é possível montar plataformas, colocar personagens em cima de outros inimigos, plataformas no céu ou espalhar labaredas de fogo por todas as partes. A grande sacada do jogo é exatamente deixar a imaginação dos jogadores fluir e criarem inúmeras versões do jogo. É nisso que podemos notar o conceito de Level Design.
Uma das grandes preocupações hoje, para quem desenvolve jogos, é o fator diversão, e podemos dizer que um bom Level Design pode ajudar e muito no sucesso de um jogo. Para entender isso vamos ver mais sobre essse assunto. O Level Design, ou podemos chamar de Concepção de Nivel, ou dificuldade de um jogo, permite aos desenvolvedores conceber as fases e cenários, usando os conceitos de mecânica, integração de personagens com o cenário, texturas, som, modelos 3d, etc. Ou seja, proporcionar com os componentes que fazem parte do jogo a melhor experiência possível para o jogador e assim provocar o envolvimento deste com o jogo. A observação pode ser citada como uma característica muito relevante para os profissionais denominados Level Designers, permitindo que estes usem de várias referências a base para os elementos que farão parte de seu repertório.
Level Designer é o profissional que projeta e desenvolve as fases e cenários do jogo, utilizando o trabalho de todos os outros envolvidos no processo de desenvolvimento (sons, modelos 3D, texturas, mecânicas, etc.), para traduzir em forma de jogo a experiência projetada pelo Game Designer. Podemos notar 2 tipos de profissionais que podem atuar na área de Level Designer, o Level Art, como o pintor que seria o responsável pela composição estética dos cenários, composição de cores, modelos e o músico com atenção as trilhas sonoras, sons e efeitos para envolver o jogador. E ainda um profissional mais focado em ciências que possa utilizar conceitos da psicologia, biologia, antropologia, sociologia entre outros como base para criar ambientes mais
O Level Designer pode ser considerado um artista e um cientista, pois ambos são observadores. A observação é a característica mais importante de um Level Designer, pois é daí que ele retira seu repertório principal de referências para o seu trabalho. Como artista, ele trabalha com o Level Art, que nada mais é que a composição estética do cenário. Como um pintor, ele deve se preocupar com a composição, contraste e combinação de cores e das silhuetas dos modelos. Como músico, deve estar atento à trilha sonora e aos sons de efeitos, e como esses sons se mesclam entre si. Enquanto o cientista, logicamente, o Level Designer neste papel não precisa ser expert em nenhuma ciência aplicada específica, mas ele pode extrair conhecimentos muito uteis delas. Pode-se utilizar conceitos, mesmo que básicos, de astronomia, geologia, biologia, antropologia, sociologia e ate mesmo da psicologia, entre várias outras ciências, para usar como base para criar ambientes muito mais reais e com um apelo muito maior e mais coeso para o jogador.
Esse é o papel do Level Designer: Unir Ciência e Arte em um ambiente coeso e divertido.

E onde entra o Super Mário Maker nessa história? Bem, o novo jogo da Nintendo permite aos jogadores criarem seus próprios níveis de jogo e com isso começarem a exercitar os conceitos aplicados de Level Design na concepção de inclusão de obstáculos, montagem de cenários, colocação de personagens e etc. Com certeza mais uma grande sacada da Nintendo que vale a pena ser conferida por quem quer aprender os conceitos de desenvolvimento de jogos. Vejam na imagem a seguir um dos conceitos de Level Design do jogo Super Mário 3, exibidos na E3 deste ano no anúncio do jogo.

Claro que hoje em dia temos muitas ferramentas para a concepção de Level Design (desenvolvedores vejam esse link) e a própria Nintendo deve ter sua ferramenta, mas essa e outras imagens mostram a inspiração dos criadores do encanador mais famoso dos games e que na concepção deste jogo deixaram muitos ensinamentos e referências notadas em muitos jogos até hoje como:
– A primeira fase ou momento de uma fase servir como um breve tutorial prático do jogo, aplicando boa parte dos movimentos e ações que o personagem irá ter no decorrer de todo o jogo, conhecido como CONVEYANCE – condução, transmissão. Ou seja, a forma que o jogo ensina ao jogador como jogar (desde controles básicos até mecânicas mais complexas);
– A evolução das mecânicas e a dificuldade de componentes do jogo ao avançar de nível como visto no jogo Super Mário 3d World e alguns conceitos aplicados de Koichi Hayashida para isso – Hayashida trabalhou em vários jogos da série Mario e é co-diretor de Super Mario 3D World (WiiU). Ele desenvolveu uma filosofia de level design, que permite apresentar ao jogador novas mecânicas em 4 partes. Em poucos minutos uma mecânica pode ser ensinada com sucesso, desenvolvida, revirada e descartada.
-Buscar contar a história com o uso dos ambientes do jogo, pense em como fazer o encaixe de uma fase com as outras (quais mecânicas o jogador já aprendeu), em que parte da história ele está, etc.
Ainda há muita coisa para se falar sobre este assunto, mas uma ótima referência é o site www.worldofleveldesign.com que conta com bons materiais e links de referência para o assunto bem como uma série de livros e tutoriais sobre a temática.
E ainda falando sobre o jogo Super Mário Maker, aproveite o momento do lançamento do jogo e veja também o site da Nintendo do Japão, que disponibilizou o livreto como um PDF, aberto para download, mesmo que você compre ou não o jogo Super Mario Maker, e vendo a questão dos preços, pegar a edição digital e conferir este livreto pode pegar dicas para criar bons estágios.
That´s all folks! Até o próximo Ideias em Jogo.
Autor: Izequiel Norões
Referências:
http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/1277-o-que-e-level-design-.htm
http://code.tutsplus.com/articles/effectively-organize-your-games-development-with-a-game-design-document–active-10140
http://www.significant-bits.com/super-mario-bros-3-level-design-lessons
http://www.businessinsider.com/super-mario-game-level-design-drawings-yoshi-koji-kondo-2015-6
http://www.fabricadejogos.net/posts/artigo-level-design-envolvendo-os-jogadores-no-mundo-virtual-dos-games/
http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/1277-o-que-e-level-design-.htm
http://overloadr.com.br/noticias/2015/09/shigeru-miyamoto-explica-as-decisoes-de-design-por-tras-da-fase-1-1-de-super-mario-bros/
https://mbg3dmind.wordpress.com/2015/06/01/level-design-parte-1/
http://www.1up.com/features/learning-level-design-mario
http://gdcvault.com/play/1305/Everything-I-Learned-About-Level
http://www.worldofleveldesign.com/categories/level_design_tutorials/recommended-level-design-editors.php
http://code.tutsplus.com/articles/effectively-organize-your-games-development-with-a-game-design-document–active-10140
https://mbg3dmind.wordpress.com/2015/06/05/o-kishotenketsu-de-koichi-hayashida-level-design-parte-3/#more-2166
http://overloadr.com.br/noticias/2015/09/voce-pode-baixar-o-livreto-de-super-mario-maker-que-contem-ideias-de-como-criar-fases/
http://www.nintendo.co.jp/wiiu/amaj/booklet/SuperMarioMakerBooklet.pdf

Professor, Analista de Sistemas, Presidente da UCEG e pai do Icaro.
“Os jogos podem mudar o mundo”