Todo desenvolvedor brasileiro de jogos digitais ou estudante nessa área deveria conhecer Renato Degiovani, o primeiro game designer do país, que iniciou em uma época em que até o acesso aos computadores era raridade, no alvorecer dos anos 1980.
Além de ser o criador de jogos digitais com carreira mais longeva no país, Renato é reconhecido também por suas qualidades como redator e editor para veículos de comunicação, a exemplo da revista Micro Sistemas, como colaborador e editor, a partir de 1983, e seu site comercial Tilt Online, que concentra muitas de suas produções ao longo de quase três décadas.
Tive a primeira oportunidade de trabalhar com o desenvolvedor, já como editor-chefe no extinto site Play’n’Biz, convidando-o para escrever sobre game design brasileiro, trazendo suas impressões na coluna Dev.Log. Senti-me lisonjeado por ele topar a iniciativa em um site praticamente iniciante e a primeira colaboração se deu já em fevereiro de 2015, explicando aos interessados o que avaliar na hora de disponibililzar seu game nas então recém-chegadas lojas virtuais.
Em seguida, após o início do site Drops de Jogos, realizado em parceria com o também jornalista de games Pedro Zambarda, convidei o Renatão para – mais uma vez – contribuir em nosso projeto. Foi natural, portanto, o novo convite quando, no início de 2024, oficializamos ao público a chegada do portal de notícias Quebrando o Controle.
Por aqui, além do espaço com a coluna fixa semanal, Por Um Punhado de Bits, Degiovani tornou-se parceiro de bancada no programa em vídeo Control Break, que traça um panorama do desenvolvimento nacional de games a partir de entrevistas com os criadores de jogos no país.
Esse texto é muito mais que um agradecimento público pela tenacidade de um pioneiro que, em mais de quarenta anos, segue defendendo o mesmo princípio de valorização da cultura nacional e a produção de um design de games autêntico e genuinamente brasileiro. É uma carta aberta de convocação aos game designers que vieram nas gerações seguintes para a manutenção dessa ideia, como forma de consolidar nosso desenvolvimento em um período no qual “nunca se fez tanto jogo eletrônico (para computador, celular, tablet, pads e pods) como atualmente”, como escreveu Renatão no Play’n’Biz, quase uma década atrás.
Não menos importante, a coluna Por Um Punhado de Bits tornou-se um dos alicerces do Quebrando o Controle já em seu primeiro ano, ostentando mais de 45 mil visualizações no período. Não é pouca coisa.
Parabéns, Renato Degiovani, e obrigado por essa longa e profícua parceria! Que 2025 traga outras grandes novidades [e elas virão, vocês saberão em breve].
Imagem: fotomontagem

Ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.