O primeiro game designer do Brasil, Renato Degiovani, e Kao Tokio, da equipe de colaboradores do site Quebrando o Controle, começam 2025 com o pé direito, dando início a um novo projeto, voltado a contar a história dos games produzidos no país desde a criação do pioneiro Aventuras na Selva, game desenvolvido por Degiovani em 1981.
O projeto envolverá inúmeras entrevistas com desenvolvedores atuais e dos primórios do design de games nacionais, mas envolverá também outros conteúdos.
“A gente vem pensando na necessidade e na importância dessa iniciativa há anos, sempre deixando para ‘breve’, mas o tema é urgente, pois há muito a contar e poucas referências de passagens históricas dos games do país, que precisam ser resgatadas e registradas”, afirmou Kao Tokio, idealizador da proposta.
“De fato, mapear a história dos jogos brasileiros é fundamental para tornar mais focada a indústria, pois são os exemplos e experiências passadas que nos ajudam a trilhar caminhos mais seguros. Sem contar que, ao longo do tempo, houve muito mais atenção com o hardware (consoles e computadores) e com os jogos no geral, deixando a produção nativa sempre em segundo plano. De certa forma isso ofuscou um pouco a identidade de uma produção genuinamente brasileira”, declarou Renato, que é há anos um defensor incondicional da produção de games brasileiros para o público nacional e de língua portuguesa.
Renato Degiovani não é apenas o mais longevo desenvolvedor de jogos do país, mas tem uma carreira expressiva como redator e editor, à frente da revista Micro Sistemas, entre os anos de 1983 a 1996, e também como criador de conteúdos e editoria de seu site profissional Tilt Online.
Kao Tokio, especialista em mídias interativas, escreve sobre games desde 2007, tendo seus promeiros textos já sobre o design de jogos nacionais datados do início de 2009, falando sobre Taikodon e sobre a criação de jogos independentes no Enduro de Games, realizado no Sesc Pompeia em janeiro daquele ano. Os textos ainda estão disponíveis online e podem ser acessados no blog RetroGamesBrasil.
Os detalhes do projeto ainda não foram revelados, mas o QoC confirmou que as entrevistas do programa em vídeo Control Break, realizadas ao longo de 2024, foram o pontapé para transformar a intenção em uma produção em andamento.
Em breve, afirmam dos profissionais, serão divulgadas mais novidades sobre a iniciativa.
Imagem: fotomontagem