Todos os profissionais de ensino passaram pela dura tarefa de tentar conquistar a atenção de seus alunos durante o período da pandemia, que substituiu forçosamente as aulas presenciais pelo online.
Foi a partir dessa difícil experiência que o educador Helton Alvares, de Araucária, no Paraná,
avaliou novas formas de processo educacional e deu início a uma ideia capaz de transferir conhecimento e engajar os alunos no aprendizado por meio de uma das mais divertidas plataformas online, o game Minecraft, da desenvolvedora Mojang.
A Universidade CraftSapiens passou a acontecer após o professor, que já utilizava seu tempo livre jogando Minecraft, convencer a direção do colégio sobre a viabilidade da ferramenta como ambiente para a troca de conhecimento com os alunos, a partir da recriação digital do ambiente escolar e da sala de aula dentro do servidor do jogo.
O espaço digital de ensino reúne, hoje, as disciplinas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e conteúdos variados, tais como astronomia e inteligência emocional, entre outros. Todas elas ministradas por professores formados.
De acordo com Helton, o idealizador da novidade, o servidor de Discord da plataforma conta com mais de 25 mil participantes, no que ele denomina como “o primeiro metaverso educacional do mundo”.
“Inserimos em nossos programas de aulas vários minigames temáticos, e aulas de campo, com construções e objetivos temáticos com cada aula ministrada por nossos professores”, informa o texto explicativo do projeto no site oficial.
Para participar das aulas disponibilizadas no projeto o interessado deve baixar a versão mais recente do Minecraft nas modalidades Java ou Bedrock, ingressar no servidor de Discord oferecido e acessar o cronograma de aulas.
Imagem: reprodução

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.