Embora possa parecer um ambiente lúdico e aberto para quaisquer interessados em jogar, a cultura dos games ainda enfrenta desafios de inclusão e diversidade.
A informação faz parte das análises mais recentes do relatório Raising Good Gamers, produzido por um grupo de estudos liderado por Katie Salen, autora da obra Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos [2007], em parceria com Eric Zimmerman.
O relatório Raising Good Gamers: Envisioning an Agenda for Diversity, Inclusion, and Fair Play, conforme divulgou a equipe da Homo Ludens, em postagem no Instagram, destaca um objetivo importante: garantir que todos os jovens – independentemente de raça, etnia, gênero, orientação sexual, status socioeconômico ou nível de experiência – possam jogar livremente e com segurança.
“Infelizmente, a realidade atual dos games pode ser excludente e discriminatória, refletindo os mesmos preconceitos e desigualdades da sociedade. Esse cenário precisa mudar!”, enfatiza a publicação do grupo de pesquisa brasileiro.
O relatório reúne aprendizados e recomendações importantes surgidas a partir de um workshop com especialistas de várias áreas, como pesquisa, educação, advocacia e políticas públicas e pode ser um valioso instrumento para o processo educativo de senso comunitário.
O relatório completo, no idioma original em inglês, pode ser baixado gratuitamente no site Connected Learning Alliance
Imagem: reprodução

Ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.