O Quebrando o Controle conversou com Marco Alves, do estúdio Bum Mub, que apresentava sua produção O Segundo Dia, na área Indie da BGS, em 2025, para conhecer o trabalho da equipe a as referências que deram origem à novidade.
“Esse game é fruto de um edital, pela Lei Paulo Gustavo, nós fomos selecionados e já estamos desenvolvendo o game há praticamente dois anos”, começou o desenvolvedor no bate-papo, externando a alegria dos produtores em poder exibir sua criação no evento, após um longo tempo de planejamento e produção.
“A história tem um enredo peculiar, ele está baseado no livro de Genesis [da Bíblia], no segundo dia, quando o firmamento é criado e, aí, na mitologia chinesa, existe um mito que chama Nuwa, que recompõe o firmamento, porque na mitologia deles o firmamento se despenca, rompe e as estrelas caem no chão. Então a gente usou essa ideia como história para o game”, explicou o designer.
“O jogador passeia por locais que são inspirados nos biomas brasileiros, interagindo com criaturas fictícias, tudo somente por meio da voz. [Essa] questão do áudio nasceu antes de todo o enredo, a ideia de usar a voz como ferramenta foi que originou o game”, afirmou, comentado que o conceito surgiu de um projeto anterior no qual Marco pretendia que o jogador interagisse com os personagens utilizando solfejos, uma técnica vocal que exige a reprodução de uma determinada nota musical.
“E eu tive muita dificuldade em descobrir quem fizesse [isso], eu não conseguia descobrir quem conseguisse desenvolver a ferramenta”, informou. Do encontro com Igor, outro profissional envolvido na produção, saiu a criação do recurso, de onde surgiu a ideia para a realização de O Segundo Dia.
Marco também salienta que, a partir do conceito do rompimento do céu e da escuridão decorrente, o time de desenvolvedores concebeu a ideia de plantas luminescentes, que brilham à noite no jogo. “Tem uma espécie de planta que a gente vê no game que é um tipo que floresce na região central do Brasil, denominada Chuveirinho do Cerrado, que à noite torna-se fluorescente”, destacou, alertando que esta é apenas uma da espécies presentes na narrativa do game, observando que haverá mais exemplos do tipo no acabamento da criação.
O Segundo Dia já conta com página na loja virtual Steam o estúdio tem previsão de lançamento do jogo para o início de 2026.

Imagem: registro fotográfico de Kao Tokio

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.