Portugal fará sua estreia na Gamescom 2024 (em Colónia, Alemanha) com um pavilhão próprio na área de negócios (B2B), no Hall 3.2, Stand B022 / C023. Este marco importante para a indústria de jogos portuguesa é resultado de uma parceria entre a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses), o eGamesLab e o Gaming Hub da Unicorn Factory Lisboa. O objetivo é promover os jogos e produtos desenvolvidos por estúdios portugueses para um público internacional.
Desde a sua fundação em 2021, a APVP tem trabalhado para fortalecer a indústria de desenvolvimento de videogames em Portugal, tanto no cenário nacional quanto internacional. Nos últimos anos, o setor tem crescido de forma significativa, refletindo o empenho do país em se estabelecer como um importante polo de desenvolvimento de jogos.
O aumento do número de novos estúdios em Portugal demonstra o interesse crescente do mercado internacional pelo talento português. A presença de Portugal na área B2B da Gamescom é um grande passo para a indústria, permitindo que desenvolvedores locais apresentem suas criações em um dos maiores eventos de jogos do mundo, facilitando novas parcerias e conexões globais.
O pavilhão contará com a participação de diversos estúdios e empresas de serviços de Portugal, como Anybrain, que apresentará sua solução anti-cheat; Aptoide, em busca de novas parcerias de distribuição; AstralShiftPro, à procura de parceiros para publicação e localização; Massive Galaxy Studios, em busca de acordos de publicação; e a Zarc Attack, que busca aumentar as vendas e base de clientes do jogo Exophobia. Além deles, a Fortis estará à procura de títulos mobile free-to-play para publicação, enquanto o Gaming Hub estará presente para conectar stakeholders ao ecossistema de GameDev de Lisboa, buscando atrair estúdios, freelancers, publicadoras e investidores para colaborar na promoção da indústria local.
No dia 22 de agosto, o estande será palco de um Happy Hour promovido pela DevGAMM, celebrando o #PortugalGames e incentivando o networking entre profissionais da área, onde os visitantes poderão desfrutar da tradicional hospitalidade portuguesa com o famoso pastel de nata, acompanhado de uma seleção de vinhos brancos e rosés.
Diogo Rato, diretor da APVP, expressou seu entusiasmo com a estreia de Portugal com um espaço coletivo e diversificado na Gamescom B2B, destacando a importância deste momento para consolidar o país como um centro emergente no cenário global de jogos.
Sobre a APVP
A APVP é uma organização sem fins lucrativos que visa promover e representar a indústria de desenvolvimento e produção de videogames em Portugal.
Fonte: APVP.
Licenciado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Brasil. Fundou com o amigo Marcus Garrett, a Teknamic Software (Bitnamic no Brasil), software house dedicada a reeditar jogos clássicos, como “Amazônia” e “Incidente em Varginha”, e publicar novos títulos como “Alien Holocaust” e “Saboteur! Remastered” para o Atari 2600 e o ZX Spectrum.