Portugal Marca Presença na Gamescom 2024 com Primeiro Pavilhão Nacional

Eventos Notícias Últimas notícias
Compartilhe

Portugal fará sua estreia na Gamescom 2024 (em Colónia, Alemanha) com um pavilhão próprio na área de negócios (B2B), no Hall 3.2, Stand B022 / C023. Este marco importante para a indústria de jogos portuguesa é resultado de uma parceria entre a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses), o eGamesLab e o Gaming Hub da Unicorn Factory Lisboa. O objetivo é promover os jogos e produtos desenvolvidos por estúdios portugueses para um público internacional.

Desde a sua fundação em 2021, a APVP tem trabalhado para fortalecer a indústria de desenvolvimento de videogames em Portugal, tanto no cenário nacional quanto internacional. Nos últimos anos, o setor tem crescido de forma significativa, refletindo o empenho do país em se estabelecer como um importante polo de desenvolvimento de jogos.

O aumento do número de novos estúdios em Portugal demonstra o interesse crescente do mercado internacional pelo talento português. A presença de Portugal na área B2B da Gamescom é um grande passo para a indústria, permitindo que desenvolvedores locais apresentem suas criações em um dos maiores eventos de jogos do mundo, facilitando novas parcerias e conexões globais.

O pavilhão contará com a participação de diversos estúdios e empresas de serviços de Portugal, como Anybrain, que apresentará sua solução anti-cheat; Aptoide, em busca de novas parcerias de distribuição; AstralShiftPro, à procura de parceiros para publicação e localização; Massive Galaxy Studios, em busca de acordos de publicação; e a Zarc Attack, que busca aumentar as vendas e base de clientes do jogo Exophobia. Além deles, a Fortis estará à procura de títulos mobile free-to-play para publicação, enquanto o Gaming Hub estará presente para conectar stakeholders ao ecossistema de GameDev de Lisboa, buscando atrair estúdios, freelancers, publicadoras e investidores para colaborar na promoção da indústria local.

No dia 22 de agosto, o estande será palco de um Happy Hour promovido pela DevGAMM, celebrando o #PortugalGames e incentivando o networking entre profissionais da área, onde os visitantes poderão desfrutar da tradicional hospitalidade portuguesa com o famoso pastel de nata, acompanhado de uma seleção de vinhos brancos e rosés.

Os videojogos e a tradicional hospitalidade portuguesa com seus doces e vinhos mais famosos.

Diogo Rato, diretor da APVP, expressou seu entusiasmo com a estreia de Portugal com um espaço coletivo e diversificado na Gamescom B2B, destacando a importância deste momento para consolidar o país como um centro emergente no cenário global de jogos.

Sobre a APVP

A APVP é uma organização sem fins lucrativos que visa promover e representar a indústria de desenvolvimento e produção de videogames em Portugal.

Fonte: APVP.