Entre os inúmeros estandes da Avenida Indie, na BGS 2023, a equipe do estúdio Pepita Digital exibia, com grande animação, o game Master Lemon, protagonizado pelo personagem André Lima – o ‘Lemon’ que dá título ao game – e que visa ampliar o repertório cognitivo dos jogadores, pela combinação de termos e expressões em idiomas diversos.
O jogo, como explicou Lucas Bigaton ao Quebrando o Controle, é um storytelling narrativo que trabalha com a ideia do ploligotismo, isso é da capacidade do personagem de compreender e se expressar por meio de um total de 11 idiomas diferentes.
Uma das premissas da qual parte o game, como informado pela equipe presente no estande do estúdio, é que as palavras têm poder e é por essa forma de interação que o herói Lemon segue, resolvendo os puzzles do jogo.
O projeto foi apresentado, no início de outubro de 2023, a um seleto público em uma feira de idiomas, em Paris, na França, e foi muito bem recebido e elogiado por tratar de uma questão tão específica, como é a linguística, por meio de uma narrativa lúdica do jogo digital.
Master Lemon foi premiado o melhor jogo da Games for Change América Latina em 2022, disputando com muitos outros projetos apresentados à ocasião, impulsionando o time a dar continuidade ao projeto, que segue em desenvolvimento.
Master Lemon deve receber um open beta ainda em 2023, segundo Bigaton, e o lançamento está previsto para março ou abril de 2024.
Para acompanhar os trabalhos do estúdio e do game, basta acessar o site do Master Lemon ou o Instagram da desenvolvedora.
Assista, abaixo, à entrevista realizada na Brasil Game Show.
Imagem: Lucas Bigaton, da Pepita Digital – foto: Kao Tokio

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.