O desenvolvedor de jogos digitais, Renato Degiovani, conhecido por games icônicos como Amazônia e Jogo do Mensalão, entre outros, acaba de aportar no Quebrando o Controle com uma coluna própria de periodicidade semanal.
O profissional mantém o site Tilt Online, que agrega seus jogos, tutoriais e conteúdos exclusivos ligados às narrativas interativas, adventures e projetos experimentais para a produção de games, desde 1997 e foi editor da conceituada revista Micro Sistemas entre os anos de 1982 e 1995.
No Quebrando o Controle, Degiovani discorrerá com suas ponderações e opiniões bem-humoradas e contundentes sobre o desenvolvimento nacional de jogos, o mercado de games brasileiro, os programas de investimento para o setor, políticas públicas e seus desdobramentos e muitos outros temas, sempre relacionados ao panorama de games no Brasil.
A coluna “Por um punhado de Bits” sairá às quartas-feiras no site e, já na primeira semana, Renato nos brinda com dois artigos, o primeiro de caráter introdutório, especialmente voltado para os jovens que não conhecem a história dos games no Brasil, e o segundo debatendo o mercado de “milhões” dos games no país e no mundo.
Boa leitura!
Game Designer formado em Desenho Industrial e Comunicação Visual, em 1981 pela PUC/RJ. Foi diretor técnico e editor da revista Micro Sistemas de 1983 até 1995. Produtor do site TILT online desde 1996. Autor de vários jogos para computador, tais como Amazônia, Serra Pelada, Aeroporto 83, Angra-I, Xingu, Resgate na Serra do Roncador, Pedra Negra, e muitos outros. Criador das ferramentas de produção e programação de jogos: Sistema Editor de Adventures, Zeus, Micro Aventuras e Projeto Gênesis.