As atividades lúdico-educativas envolvendo os jogos digitais têm se multiplicado no Brasil, a exemplo das edições do Museu Itinerante do Videogame, que estará em Aracaju, entre os dias 13 e 28 de janeiro, e a expo Super Games, que acontece em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a partir do próximo dia 11 de janeiro.
O Sesc São Paulo, instituição voltada à cultura, lazer e bem-estar dos trabalhadores, também realizará uma exposição, trazendo clássicos eternos dessa linguagem cultural entre consoles e cartuchos, com a exibição Um Passeio pela História dos Videogames.
“Faremos um passeio pela história dos videogames, abordando o contexto histórico dos mercados mais importantes e que ajudaram a desenvolver o que nasceu como uma ideia de brinquedo e que, com o passar dos anos, se tornou uma mídia das mais relevantes na sociedade atual. Eles ajudaram a moldar toda uma geração e, no decorrer das décadas, se transformaram juntamente com a humanidade”, explica o texto de divulgação do projeto.
A atividade conta com a participação de Ademar Secco Junior e Marcel Bonatelli, colecionadores e educadores entusiastas dos jogos digitais.
O evento tem início no dia 10 de janeiro e segue até o último dia do mês, com entrada franca. Para participar, é preciso inscrever-se pelo app Credencial Sesc SP ou diretamente na Central de Relacionamento Digital a partir das 14h, desde o último dia 2/1.
Imagem: Ademar Secco Junior

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.