O Retrocon, evento idealizado para saudosistas dos consoles, games e arcades do passado, mostrou-se um sucesso absoluto com a presença de centenas de fãs dos retrogames, nos dias 03 e 04 de agosto.
O total de visitantes ainda não foi contabilizado, mas é certo que os aficionados por jogos digitais e a cultura geek de um passado recente aderiram em massa ao evento, que apresentou organização e melhorias em relação à primeira edição, realizada em 29 e 30 de julho de 2023.
Alguns elementos do evento explicam essa dinâmica:
- Os palcos para palestras estavam bem localizados e pouco interferiam nas outras atrações, seja pela logística de atendimento, seja pela propagação sonora;
- A exposição de consoles “Coleção do Gilão” foi organizada de modo a permitir visualização aleatória, sem buscar uma narrativa linear histórica, reduzindo “filas”;
- Diversas lojas de elementos decorativos, camisetas, jogos tradicionais e retro-cultura estavam em um único corredor temático, que facilitava a localização;
- Em outro ponto, concentraram-se estúdios e desenvolvedores de games brasileiros, com foco voltado aos fãs dos indie games;
- A área de alimentação dispunha de espaço razoável para os famintos, com boas opções de food trucks e os sanitários eram conservados limpos
Giovani “Gilão” Gandelim, um dos organizadores do projeto e proprietário da empresa Mr. Games, confidenciou que a fila do sábado apresentou lentidão na entrada do evento em razão da dinâmica para a segurança do local, situação que será revista para ganhar agilidade na próxima edição do evento.
Uma fonte não oficial revelou que a previsão para o próximo ano é buscar alternativas para dobrar a dimensão do evento, dado o sucesso de público e [certamente] comercial da iniciativa.
Com os muitos acertos da edição 2024 e com a perspectiva de ganhar ainda mais relevância no cenário nacional, parece inevitável apostar em condições mais confortáveis para o público visitante no próximo ano.
Mais que um evento de nicho, a Retrocon mostra que é possível fugir das produções megalomaníacas e por vezes economicamente inviáveis para os fãs da cultura geek e gamer e encontrar opções que permitem resgatar as memórias dos bons momentos da infância.
A equipe do Quebrando o Controle foi cordialmente convidada para acompanhar a Retrocon 2024 e agradece a gentileza no reconhecimento de nosso trabalho jornalístico.
Abaixo, você visualiza um pouco do que foi a Retrocon 2024.
Que venha a Retrocon 2025!
Imagem: equipe Quebrando o Controle
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.