O SBGames, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, se inicia no próximo dia 30 de setembro e segue até 3 de outubro, apresentando palestrantes internacionais especializados em jogos digitais e muitas outras atrações.
Em sua 23ª edição, o evento é o principal acontecimento nacional do segmento em nível acadêmico, promovido pela SBC, Sociedade Brasileira de Computação, com organização, este ano, do Governo do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas.
Dentre as convidadas para compartilhar seus conhecimentos sobre a produção de games, está a premiada designer de jogos, artista de mídia, curadora e pesquisadora Heather Kelley.
A profissional leciona desde 2015 no Centro de Tecnologia de Entretenimento da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, e ministrará a palestra “O futuro físico dos jogos digitais” sobre os efeitos sociais e psicológicos da dependência excessiva de interação digital.
Kelley foi nomeada pela revista Fast Company como uma das 30 mulheres mais influentes em tecnologia de 2011.
No campo da produção nacional, o SBGames contará com a expertise de Nickie Maxine, pesquisadora do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, com dez anos de experiência como desenvolvedora de jogos digitais e analógicos, líder em comunidades de games nacionais e internacionais e fundadora da primeira Associação de Desenvolvedores de Jogos do Amazonas.
Nickie traz o tema “Design de jogos na construção de narrativas (in)visíveis”, que foca nas práticas mais adequadas para o design de jogos a partir de uma perspectiva da narrativa emocional, social e cultural, considerando aspectos de inclusão e diversidade que devem ser observados durante a produção de um game.
Pablo Bioni, formado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com mestrado em Visão Computacional, apresenta palestra focada na “Visão geral da IA - Estratégia e aplicações em entretenimento digital”.
O palestrante possui 25 anos de experiência em tecnologias emergentes e computação gráfica e já atuou como gerente de Inovação da TV Globo.
Esteban Walter Gonzalez Clua, professor titular da Universidade Federal Fluminense e coordenador do UFF Medialab, pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Estado do Rio desde 2019, realizará a palestra “Aprimorando a renderização realista para jogos de realidade mista e virtual”.
Clua é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e possui mestrado e doutorado pela PUC-Rio. Suas principais áreas de pesquisa e desenvolvimento são Renderização em Tempo Real, Jogos Digitais, Realidade Virtual, GPUs, sendo um dos fundadores do SBGames e presidente do Comitê de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação de 2010 a 2014.
Em 2024, o pesquisador atua também como presidente do programa da ACM High Performance Computing e presidente geral da IFIP International Conference on Entertainment Computing. Em 2023, recebeu o Prêmio SBGames pela carreira de sua vida.
Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2024 acontece na EST/UEA de forma simultânea a outros três eventos internacionais de tecnologia, promovidos pela SBC, tornando Manaus a capital nacional dos games nesse período.
Os chamados “eventos-irmãos” do SBGames serão: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, um simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, uma conferência sobre computação de entretenimento.
Realizado pela SBC e organizado pela UEA, na Escola Superior de Tecnologia, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.
Mais informações sobre a 23ª edição do encontro de games podem ser acessadas diretamente no site do evento.
Com informações do Portal Marcos Santos
Imagem: fotomontagem
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.