Ideias em Jogo – 35 anos de Prince of Persia

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Lançado em 3 de outubro de 1989, Prince of Persia foi criado por Jordan Mechner e rapidamente se tornou um marco nos jogos de plataforma. Utilizando a técnica de rotoscopia para criar animações fluidas, o jogo original para Apple II impressionou pela sua jogabilidade inovadora e narrativa envolvente. Ao longo dos anos, a franquia evoluiu, passando por diversas plataformas e estilos de jogo, sempre mantendo a essência de aventura e mistério.

O criador

Para quem não lembra…

Jordan Mechner criou Karateka num APPLE II, em seu dormitório na Universidade de Yale em 1984, O jogo se tornou um best-seller e influenciou uma geração de jogadores com sua animação que usava a técnica de rotoscopia inovadora e narrativa cinematográfica.

No seu site oficial, você pode jogar o jogo original e explorar e compartilhar a jornada de Jordan ao criá-lo, em The Making of Karateka da Digital Eclipse – um documentário interativo jogável repleto de documentos de design raros, entrevistas em áudio e vídeo e versões fielmente emuladas e remasterizadas dos primeiros jogos de Jordan.

O primeiro jogo da saga

Prince of Persia (1989): O jogo que deu início à saga, conhecido por sua jogabilidade desafiadora e gráficos inovadores para a época.

Imagem da caixa do primeiro jogo. (Créditos: Item de venda no Ebay – @figazin)

A técnica de rotoscopia foi fundamental para criar os movimentos realistas do primeiro jogo Prince of Persia. Desenvolvida originalmente pelo animador Max Fleischer em 1915, a rotoscopia envolve desenhar sobre filmagens reais quadro a quadro, permitindo que os animadores capturem movimentos humanos com precisão.

Rotoscópio original de Dave Fleischer. / Crédito: reprodução

Para Prince of Persia, Jordan Mechner filmou seu irmão realizando diversas acrobacias e movimentos de combate. Ele então traçou esses movimentos manualmente para criar animações fluidas e realistas para o personagem principal. Esse processo resultou em uma animação que se destacava pela sua suavidade e realismo, algo inovador para os jogos da época (Mais sobre a técnica). Veja a seguir o registro pessoal de Mechner de sua captura de imagens.

Essa técnica não só ajudou a definir a identidade visual do jogo, mas também influenciou muitos outros títulos que buscavam alcançar um nível similar de realismo em suas animações.

Os títulos da Saga

A saga de Prince of Persia conta com 17 jogos (listados no site oficial) e do primeiro ao mais atual percebemos uma enorme evolução como elementos sempre marcantes da criação e inovação nos jogos.

Lista de jogos da franquia. Fonte: Jogos Prince of Persia | 35º Aniversário | Ubisoft (BR)

Dentre esses podemos destacar:

Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame (1993): Continuação direta do primeiro jogo, expandindo a história e os desafios.
Prince of Persia 3D (1999): Primeira tentativa de trazer a série para o mundo 3D, com gráficos tridimensionais e uma nova perspectiva de jogo.
Prince of Persia: The Sands of Time (2003): Um reboot que redefiniu a franquia, introduzindo a mecânica de manipulação do tempo e uma narrativa cinematográfica.
Prince of Persia: Warrior Within (2004): Sequência direta de Sands of Time, com um tom mais sombrio e mecânicas de combate aprimoradas.
Prince of Persia: The Two Thrones (2005): Conclusão da trilogia Sands of Time, combinando elementos dos jogos anteriores.
Prince of Persia (2008): Um novo reboot com um estilo artístico único e uma história independente.
Prince of Persia: The Forgotten Sands (2010): Retorno ao universo de Sands of Time, situado entre os eventos do primeiro e segundo jogos da trilogia.
Prince of Persia: The Lost Crown (2024): O mais recente título, trazendo novas aventuras e desafios para a nova geração de jogadores1.


Personagens Principais

O Príncipe: Protagonista da maioria dos jogos, conhecido por sua agilidade, habilidades de combate e, em alguns jogos, a capacidade de manipular o tempo.
Farah: Princesa da Índia e interesse amoroso do Príncipe em The Sands of Time.
Vizier: Antagonista recorrente, um traidor que busca poder através das Areias do Tempo.
Kaileena: Imperatriz do Tempo em Warrior Within, com um papel complexo que mistura antagonismo e aliança.
Elika: Companheira do Príncipe no jogo de 2008, com poderes mágicos que ajudam na jornada.

Conclusão

Ao longo de 35 anos, Prince of Persia se estabeleceu como uma das franquias mais icônicas dos videogames, encantando gerações de jogadores com suas histórias épicas, personagens memoráveis e mecânicas inovadoras. A celebração deste marco é uma oportunidade para relembrar e reviver as aventuras que definiram a série e olhar para o futuro com entusiasmo.

Em comemoração ao aniversário da franquia o criador de conteúdo @Nick930 teve patrocínio da Ubisoft e criou um documentário que conta a história completa da franquia Prince of Persia. Desde a primeira incursão de Jordan Mechner no mundo da programação do Apple II, até o remake do favorito dos fãs Sands of Time, com entrevistas do criador da série, o próprio Jordan Mechner!

Contou também com vários membros das equipes de desenvolvimento da Ubisoft responsáveis pelas entradas mais recentes da franquia. Acompanhe e comemore 35 anos de uma das séries de ação e aventura mais amadas da história dos jogos aprendendo como a série evoluiu!

Prince of Persia é uma série de plataforma de ação e aventura criada por Jordan Mechner enquanto trabalhava em um estúdio com sede na Califórnia chamado Broderbund. A série começou como uma evolução do primeiro grande sucesso de Jordan, Karateka, mas rapidamente evoluiu para uma das propriedades mais reconhecíveis e queridas no meio de videogame.

Segundo o criador do documentário:

Este documentário cobrirá tudo, incluindo: os primeiros dias de Mechner aprendendo a programar, a transição para a Ubisoft no início dos anos 2000 e a longa dormência da série durante os anos 2010. Junte-se a mim enquanto detalho cada jogo, detalhando seu histórico de desenvolvimento, enredo, recursos de jogabilidade, visuais e sua recepção crítica, tudo apoiado pela trilha sonora original de cada jogo. Visite www.jordanmechner.com para obter mais informações sobre a “História do Príncipe da Pérsia” direto do próprio criador da série!

Prince of Persia é um clássico que surgiu nos PCs em uma época que muito do que se fazia era fruto de um grande esforço e repleto de descobertas, muito do que foi desenvolvido ainda serve de “fonte com boa água” a ser bebida por muitos que querem e estão desenvolvendo jogos.
Espero que tenham gostado de mais um Ideias em Jogo!

Referências:
Jogos Prince of Persia | 35º Aniversário | Ubisoft (BR)
https://www.ubisoft.com/pt-br/game/prince-of-persia
Jordan Mechner – Games & Movies
https://www.jordanmechner.com/en/games-movies/
Sobre Rotoscopia
https://olhardigital.com.br/2024/06/03/cinema-e-streaming/o-que-e-rotoscopia-tecnica-utilizada-nos-cinemas-e-videogames/