Os desenvolvedores independentes Victoria Motta e Rafael Pedro, do estúdio brasileiro Vortex Indie Games, serão os entrevistados da noite no programa Control Break.
O Control Break, programa em vídeo do Quebrando o Controle, apresentado por Renato Degiovani, primeiro game designer do Brasil, e Kao Tokio, editor aqui no QoC, recebe os criadores do game Turi-Kaapora, jogo temático focado na cultura e no folclore nacionais.
O game é descrito pelo time como uma aventura de ação do gênero hack’n’slash e narrativa que explora a cosmologia Tupi-Guarani, e foi selecionado no mais recente Edital Fomento CultSP do PROAC, pelo estado de São Paulo.
Victoria Motta é formada em Design de Games pela Anhembi Morumbi, ilustradora e artista 2D com especialização em jogos digitais. A profissional trabalha desde 2020 na área, colecionando experiências em empresas proeminentes no mercado brasileiro como Mad Mimic, Webcore Games e Split Studio.
Rafael Pedro é bacharel em Design de Games pelo mesmo centro universitário e atua na área desde 2022. Rafael é especialista em Game Design, Level Design e VFX Artist, com projetos de jogos criados com os motores Unity e Game Maker na Bragi Estúdios e como VFX Artist na empresa Split Studio.
O projeto Turi-Kaapora foi o trabalho de conclusão de curso dos jovens desenvolvedores, na forma de uma representação da cultura indígena por meio da linguagem dos jogos digitais.
Na segunda parte do programa, Renato Degiovani fala sobre sua coluna semanal Por Um Punhado de Bits que traz um texto abrangente apresentando o histórico de um dos ícones do game design internacional, Chis Crawford, criador de games desde a época do Atari VCS 2600 e da GDC, a Game Developers Conference.
Para acompanhar o programa, que acontece ao vivo, a partir das 21h30, basta acessar o canal de vídeos do QoC no YouTube.
Imagem: equipe Quebrando o Controle

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.