Um grupo de criadores de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, desenvolveu um game que ajuda a entender as principais regras das eleições no país.
Zona Eleitoral – Prefeitura coloca o jogador no papel de candidato ao cargo de prefeito da fictícia cidade de Tubaúba, com o objetivo de tomar as melhores decisões para vencer as eleições.
À medida em que o candidato conquista eleitores nas várias regiões da cidade, o jogador consegue mais recursos para a propaganda em TV, comícios e carreatas.
“É um jogo de estratégia. O jogador […] precisa captar recursos para gerir uma campanha capaz de elegê-lo”, afirmou o criador do game em entrevista ao site G1.
“Perguntamos [em uma escola quantos alunos] gostavam de política, e só um levantou a mão.
Perguntamos quantos gostavam de game e todos levantaram. Então acredito que essa é uma forma de incluir um tema importante no dia a dia das pessoas, sem qualquer viés político”, explicou o desenvolvedor sobre a motivação para produzir o game.
O projeto já foi premiado, a exemplo do Pitch do evento Games for Change Latin América, em 2023, e integrou o estande do Governo de São Paulo na Gamescom Latam, realizada entre os dias 26 e 30 de junho de 2024.
Zona Eleitoral – Prefeitura é uma produção gratuita e disponível para download para dispositivos Android e em outras plataformas.
Imagem: reprodução
Editor-chefe do Quebrando o Controle, Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons, o profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.