A inteligência artificial GameNGen, do Google, conseguiu um feito espantoso, ao gerar uma versão jogável do clássico game DOOM, lançado pela id Software em 1993.
O GameNGen é um motor de jogos que trabalha a partir de um modelo neural que gera jogabilidade com base em diferentes comandos e, no caso de DOOM, “aprendeu” a jogar apropriando-se dos conceitos originais do game “assistindo” vídeos de gameplay, recriando com precisão a estética visual, o gameplay e elementos específicos dos mapas, a exemplo da plataforma em zigue-zague do mapa M1E1.
O resultado é tão impressionante que a semelhança do gameplay gerado pela IA que os jogadores tiveram dificuldade para identificar quais clipes do game eram reais e quais haviam sido produzidos pela inteligência artificial da engine do Google.
Como informou a pesquisa do projeto, assinada pelos profissionais Dani Valevski, Yaniv Leviathan, Moab Arar e Shlomi Fruchter, o GameNGen é treinado em duas fases:
- Um agente RL aprende a jogar e as sessões de treinamento são gravadas;
- Um modelo de difusão é treinado para produzir o próximo quadro, condicionado à sequência de quadros e ações anteriores.
Imagem: Reddit

Idealizador do projeto Indie Brasilis, ex-editor e atual colaborador do Quebrando o Controle, o jornalista se diz um Geek assumido e fanático por RPG e Dungeons & Dragons. O profissional atua desde 2007 no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.