Engine GameNGen, IA do Google, recria DOOM em modelo neural

Cultura Geek Notícias Tecnologia Últimas notícias
Compartilhe

A inteligência artificial GameNGen, do Google, conseguiu um feito espantoso, ao gerar uma versão jogável do clássico game DOOM, lançado pela id Software em 1993.

O GameNGen é um motor de jogos que trabalha a partir de um modelo neural que gera jogabilidade com base em diferentes comandos e, no caso de DOOM, “aprendeu” a jogar apropriando-se dos conceitos originais do game “assistindo” vídeos de gameplay, recriando com precisão a estética visual, o gameplay e elementos específicos dos mapas, a exemplo da plataforma em zigue-zague do mapa M1E1.

O resultado é tão impressionante que a semelhança do gameplay gerado pela IA que os jogadores tiveram dificuldade para identificar quais clipes do game eram reais e quais haviam sido produzidos pela inteligência artificial da engine do Google.

Como informou a pesquisa do projeto, assinada pelos profissionais Dani Valevski, Yaniv Leviathan, Moab Arar e Shlomi Fruchter, o GameNGen é treinado em duas fases:

  • Um agente RL aprende a jogar e as sessões de treinamento são gravadas;
  • Um modelo de difusão é treinado para produzir o próximo quadro, condicionado à sequência de quadros e ações anteriores.

Imagem: Reddit