Indie Brasilis: Renato Degiovani e Kao Tokio revelam detalhes do projeto

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No início de 2025, os colaboradores do Quebrando o Controle Renato Degiovani e Kao Tokio comunicaram, em primeira mão, que estavam imersos em um projeto de livro para contar a história do game design brasileiro.

Como afirmou Degiovani à ocasião “mapear a história dos jogos brasileiros é fundamental para tornar mais focada a indústria”, explicando que as notícias sobre o mundo dos games se detiveram muito mais nos jogos importados e no hardware, “deixando a produção nativa sempre em segundo plano”.

A proposta evoluiu e a dupla traz com exclusividade ao QoC os detalhes sobre o Indie Brasilis, projeto composto de um livro de 350 páginas com a história de 60 games icônicos, um site homônimo com mais informações sobre os jogos elencados na obra impressa e novidades, e um canal de vídeo para as entrevistas com desenvolvedores e personalidades que contribuíram para a criação dos jogos digitais produzidos no Brasil.

“O livro Indie Brasilis trará um compilado de informações de jogos clássicos das décadas de 1980 até 2020 e, pela primeira vez, detalhes de games muito pouco conhecidos ou sem quaisquer registros, a exemplo de Disco Laser e Aventuras na Serra Pelada, desenvolvidos para computadores baseados na tecnologia ZX Spectrum, os games criados pelos jovens cearenses dos estúdios PISC/GENES, em meados da década de 1980, e projetos como Ciber Cabra, SambaSim e Tacape, entre outros”, informou Kao Tokio, destacando a ampla pesquisa para a elaboração da obra.

“A gente precisa explorar um pouco mais o jogo que reflete a nossa cultura, até por que ele é muito mais fácil de ser compreendido, de ser aceito, de fazer parte das nossas vidas se estiver próximo da gente”, identificou o coautor da iniciativa, Renato Degiovani, ressltando que parece haver, na atualidade um “aumento na preocupação de levar a cultura brasileira à frente dos temas [nos games]”.

“Até por que você se diferencia do resto do mundo justamente mostrando a sua cultura local e não reproduzindo a cultura deles”, observou, reafirmando a relevância de produzir uma obra capaz de identificar a exaltar as qualidades da cultura nacional presente no game design brasileiro.

“Outro diferencial da propsota é a criação de uma Galeria IndieDev, na qual os profissionais do mercado desenvolvedor de jogos podem colcar informações sobre seu currículo e links de seus trabalhos, compondo uma ‘vitrine’ dos realizadores que impulsionam o game design do Brasil para o mundo”, comentou o pesquisador e jornalista Kao Tokio.

Interessados podem inserir seus dados neste formulário online, gratuitamente.

Os autores estarão presentes na Gamescon Latam para divulgar a iniciativa, que contará com uma campanha de financiamento coletivo, a ser lançada em breve e cuja página já pode ser acessada para apoio da comunidade. Renato e Kao prometem mais novidades para breve.